Advertise here
Calendário do futebol brasileiro para 2026 será divulgado nesta 4ª-feira com mudanças - Valeseuclick.com
EsportesFutebolVascoVasco

Calendário do futebol brasileiro para 2026 será divulgado nesta 4ª-feira com mudanças

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, o calendário do futebol brasileiro 2026. O anúncio será feito às 10h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e promete ter mudanças relevantes.

O presidente da CBF, Samir Xaud, havia prometido em agosto divulgar o novo calendário dentro de 60 dias, com objetivo de amenizar o aperto no cronograma de jogos do país.

Possíveis mudanças

  • Estaduais: diminuição de 16 para 11 datas
  • Copa do Brasil: mais fases em confrontos de jogo único, inclusive a final
  • Copa do Nordeste: mudança de formato
  • Copa Verde: mudança de formato e mais clubes
  • Série D: ampliação de 64 para 96 clubes

A expectativa é de que os campeonatos estaduais sejam os maiores impactados. Atualmente, de uma forma geral, estas competições chegam a ter entre 15 e 16 datas, que devem ser reduzidas para 11.

A Copa do Brasil também pode ser modificada. Há uma proposta de que a final seja em jogo único, possivelmente em campo neutro. Com o novo formato, as equipes da Série A entrariam na disputa a partir da fase de 16 avos (antes das oitavas). Existe uma discussão de que as fases iniciais também sejam disputadas confronto único.

Outra competição que deve ser impactada é a Copa do Nordeste. Em setembro, uma comissão apresentou propostas de mudanças à CBF, e foi especulado um formato com 20 clubes divididos em quatro chaves.

Samir Xaud defende os campeonatos estaduais: “Queremos fortalecer ainda mais”

A Copa Verde também pode ter novidades. Em julho, Samir Xaud indicou possível reformulação da competição. No discurso, afirmou que alguns dos estados que atualmente têm apenas um clube participando podem ter mais representantes.

Já a criação de uma Série E, pedida por alguns clubes, não deve acontecer. O presidente da CBF afirmou em mais de uma ocasião que não é prioridade da entidade criar uma nova série nacional no momento. No entanto, está em pauta a ampliação da Série D de 64 para 96 clubes. A proposta, porém, dividiu os times envolvidos.

“A criação de uma série E não é prioridade”, diz Samir Xaud

Paralisação no meio do ano

Outro ponto importante é o tempo de paralisação do futebol brasileiro no meio do ano com a realização da Copa do Mundo. A competição será disputada entre 11 de junho e 19 de julho. Paralisação parecida pode se estender para 2027, com a realização da Copa do Mundo feminina no Brasil.

No fim de agosto, a CBF agiu para mudar o calendário vigente da temporada 2025. O fim da Série A foi antecipado de 21 para o dia 7 de dezembro. Dessa forma, as semifinais e a final da Copa do Brasil serão disputadas depois do fim do Brasileirão (com a decisão no dia 21 de dezembro).

A CBF tomou essa decisão para permitir a disputa da Copa Intercontinental por um time brasileiro caso uma equipe do país conquiste a Libertadores deste ano. O campeão sul-americano vai estrear na competição no dia 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, do México, em sede a definir.

Fonte: ge 

Advertise here