Equipes da Polícia Federal que investigam os atos golpistas de 8 de janeiro tentarão detectar qual impressora foi usada para imprimir a “minuta do golpe” – documento encontrado na casa do ex-secretário de Segurança Anderson Torres com um plano para subverter o resultado das eleições.
A origem desse rascunho de decreto golpista é uma das perguntas a serem respondidas pelos investigadores. Anderson Torres, que é ex-ministro de Jair Bolsonaro, chegou a ser preso por suposta omissão no comando da segurança do DF, e segue como investigado em um inquérito.
Fontes com acesso à investigação afirmam que os peritos cogitam usar uma técnica que permite apontar de qual impressora saiu o documento. Se funcionar, a PF conseguirá dizer qual é o modelo do equipamento e onde ele está instalado – e, inclusive, se o documento foi gestado em algum órgão público.
Polícia Federal investiga impressões digitais encontradas na minuta do golpe
“Há um tipo de exame específico feito em sede de documentoscopia, a partir do bitmap da impressão, que torna possível identificar a impressora de origem do documento”, disse um dos investigadores.
A hipótese de uso desse rastreamento ainda passa por uma avaliação técnica, em razão de uma questão prática: o exame só devolve um resultado preciso se a impressão tiver sido feita em impressoras de médio ou grande porte.
Ou seja, a perícia não retornará um resultado de qualidade se a “minuta do golpe” tiver sido impressa em um equipamento residencial.
Até que essa hipótese seja descartada, no entanto, os peritos trabalham com a possibilidade de rastrear a origem do documento. “Isso, com certeza, está no radar da nossa investigação”, afirmou um envolvido na investigação ao g1.
A minuta do decreto golpista também está no centro de uma outra investigação – essa, de fundo eleitoral.
Nesta terça-feira (14), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro que queria excluir a “minuta do golpe” de uma investigação contra ele. A decisão do TSE foi unânime.
Fonte: G1.com
R10 Score @R10Score Léo Jardim é goleiro com mais defesas (293) no Brasileirão desde que…
Confira os jogos do Vasco na história em 20 de abril: Jogos Vitórias Empates Derrotas…
Planeta do Futebol 🌎 @futebol_info Shakhtar Donetsk chega a 1.000 gols marcados por jogadores brasileiros…
Pablo Rua @PabloRaphaelRUA Publiquei um vídeo no meu Instagram detalhando tudo o que aconteceu nesta…
Marquinhos completou a primeira parte de sua última temporada no NBB CAIXA 2024/25 e, agora,…
Um tema de fora do clássico também foi abordado, a lacuna no comando do Corinthians.…