Brasil

STJ citará Robinho em processo que pede execução de pena no Brasil



O ex-jogador Robinho, condenado pela justiça da Itália a nove anos de prisão por estupro coletivo, será citado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no processo de homologação (reconhecimento) da sentença italiana. A determinação é da ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, que aceitou na noite de ontem (23) o pedido da corte do país europeu para que Robinho cumpra a pena no Brasil. O crime foi cometido em 2013 em uma boate na cidade de Milão.



A presidente do STJ confirmou que a solicitação da justiça italiana preenche os requisitos legais e está de acordo com a Constituição Federal.  A ministra intimou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que, “em consulta aos bancos de dados a sua disposição”, indique um endereço válido para a citação do jogador.

A citação é a primeira fase do processo de homologação (reconhecimento) da decisão da justiça italiana. Em janeiro a justiça italiana, por intermédio do Ministério da Justiça, pediu ao STJ que Robinho cumprisse a pena de nove ano no Brasil. A solicitação ocorreu quase três meses após o Brasil haver negado a extradição do jogador ao país europeu, já que a Constituição Federal garante a brasileiros natos o direito de não serem extraditados.

Diante do obstáculo, em nota técnica do Ministério da Justiça que anexa ao pedido da corte italiana ao STJ, argumenta que a solução para o caso seria a transferência da execução de pena, com base no artigo 100 da Lei 13.445/2017 (direitos e deveres do emigrante) e no artigo 6º do Tratado Bilateral de Extradição entre Brasil e Itália.

Diante da complexidade do caso, a ministra  Maria Thereza de Assis Moura reiterou na decisão proferida na quinta (23): “o STJ ainda não se pronunciou, por meio de sua Corte Especial, acerca da possibilidade de homologação de sentença penal condenatória para o fim de transferência da execução da pena para o Brasil, notadamente nos casos que envolvem brasileiro nato, cuja extradição é expressamente vedada pela Constituição brasileira”.

Fonte: Agência Brasil


admin

Recent Posts

Pelo hexagonal da Taça Kids, Vasco vence o Boavista e goleia o Artsul/Arouca

tacaenelbrasiledilsonsilva25 Placar final Placar final Fonte: Instagram Taça Enel Brasil Edilson Silva 25 

17 minutos ago

Vasco perde para o Urubu pelo jogo de ida da semifinal da Taça Rio Sub-11 e Sub-12

tacaenelbrasiledilsonsilva25 Placar Fonte: Instagram Taça Enel Brasil Edilson Silva 25 

17 minutos ago

Confira os jogos do Vasco na história em 2 de novembro

Confira os jogos do Vasco na história em 2 de novembro: Jogos Vitórias Empates Derrotas…

17 minutos ago

Puma Rodríguez curtiu Halloween com a sua família; veja foto

News Almirante @NewsAlmirantee Fonte: X News Almirante 

17 minutos ago

Futsal: VP de esportes olímpicos Eduardo Cassiano fala sobre a inauguração da Arena Oleybet em Olaria

futsalvasco O Vice-Presidente de Esportes do Club de Regatas Vasco da Gama, Eduardo Cassiano, falou…

4 horas ago

Vasco enfrenta o São Paulo neste domingo às 20h30 em São Januário com Record TV, R7, CazéTV e Premiere

VASCO X SÃO PAULO 02/11/2025 - 20:30 - São Januário ingressos transmissão prováveis escalações retrospecto…

4 horas ago