Brasil

Justiça suspende concurso após professor que criou a prova ficar em 1° lugar



A Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), suspendeu o resultado de um concurso público para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após o professor que elaborou a prova ter sido aprovado em primeiro lugar.

O concurso era para a vaga de professor adjunto do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Segundo o MPF, o professor foi designado para a chefia do departamento em fevereiro de 2018 e, a partir do ano seguinte, participou diretamente da definição dos critérios da vaga que seria ofertada em concurso.



O edital do concurso foi publicado em agosto de 2019; em novembro, o professor se desligou da universidade e, dias depois, se inscreveu para o concurso que ele mesmo elaborou.

Para o procurador da República Adailton Ramos do Nascimento, a participação do professor no concurso que ele próprio formatou “viola o dever de igualdade de condições exigível nas disputas por cargos públicos, além de outros princípios da administração pública, como moralidade, impessoalidade, legalidade e isonomia.”

A UFMG declarou que, assim que foi questionada pelo Ministério Público, o concurso foi suspenso e a universidade pediu vistas do processo.

“A UFMG acolheu todos os encaminhamentos do Ministério Público e está colaborando com a apuração da denúncia. Como instituição pública a serviço da sociedade, a Universidade se pauta pela lisura de seus processos seletivos e envida esforços para que o caso seja devidamente esclarecido”, declarou, em nota, a universidade.

Fonte: CNN


admin

Recent Posts

Novo WR-V 2026, maior e mais sofisticado com conforto, segurança e tecnologia – GZH

Novo WR-V 2026, maior e mais sofisticado com conforto, segurança e tecnologia  GZHLeia mais

6 horas ago

Veja os números de Rayan contra o Fluminense

Sofascore Brasil @SofascoreBR #Brasileirão 🇧🇷 Rayan em Vasco da Gama 2-0 Fluminense: ⚽ 1 gol…

7 horas ago

Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Fernando Diniz após Vasco 2 x 0 Fluminense

Com mais uma grande atuação de Rayan, o Vasco venceu o clássico contra o Fluminense…

7 horas ago

Vasco posta vídeo de Rayan falando: ‘Oi, boa noite’; veja

Vasco da Gama @VascodaGama SERÁ QUE TEVE? 😏7️⃣7️⃣💎 #VascoDaGama Fonte: X oficial do Vasco 

7 horas ago

Confira a súmula de Vasco 2 x 0 Fluminense, pelo Brasileiro

Clique aqui para acessar a súmula. Fonte: CBF 

7 horas ago

Vasco venceu 5 dos últimos 6 jogos pelo Campeonato Brasileiro

Sofascore Brasil @SofascoreBR @VascodaGama nos últimos 6 jogos pelo @Brasileirao 2025: ⚔️ 6 jogos 🚥…

7 horas ago