O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou nesta terça-feira (21) “responder”, se Londres fornecer à Ucrânia munições carregadas com urânio empobrecido, após declarações nesse sentido de uma autoridade britânica.
“Hoje soubemos que o Reino Unido anunciou não apenas a entrega de tanques à Ucrânia, mas também projéteis com urânio empobrecido. Se isso acontecer, a Rússia se verá obrigada a responder”, disse Putin.
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião em Moscou, Rússia, em 15 de março de 2023 — Foto: Pavel Bednyakov/Sputnik via Reuters
O urânio empobrecido é um subproduto do processo de enriquecimento do urânio natural para obter o isótopo 235 U, que é usado em reatores e armas nucleares.
Ele é composto principalmente pelo isótopo 238 U, que é de difícil fissão (quebra de um núcleo de átomo) e menos radioativo que o urânio natural. O material tem alta densidade e resistência, por isso é empregado para fins militares.
As armas que usam urânio empobrecido são projéteis ou munições que contêm esse metal em sua ponta ou núcleo. Essas armas são capazes de perfurar blindagens e estruturas de aço com facilidade, pois se inflamam ao entrar em contato com o ar e liberam fragmentos de urânio empobrecido no ambiente.
Essas armas são controversas por causa dos possíveis efeitos nocivos da exposição à radiação e à toxicidade do urânio empobrecido para a saúde humana e o meio ambiente.
Fonte: G1
O que é preciso para que a promessa da tecnologia não se desconecte da realidade EstadãoLeia…
Executivos brasileiros consideram a IA como a tecnologia mais importante dos próximos anos Computer WeeklyLeia mais
O fim dos smartphones está mais perto do que você imagina Revista Ana MariaLeia mais
Luiz Fausto, veterano em tecnologia de transmissão, nomeado vice-presidente de Desenvolvimento de Padrões da ATSC Estado…
Vasco Feminino @vasco_feminino O Vasco da Gama informa que, após o encerramento do vínculo contratual,…
Secti oferece mais de 200 vagas em cursos gratuitos de tecnologia ParaibaOnlineLeia mais