Brasil

Zema presta depoimento à Polícia Federal sobre fala durante apuração de atos terroristas

Romeu Zema vai ser ouvido pela Polícia Federal (PF). — Foto: Reprodução/TV Globo

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi ouvido pela Polícia Federal (PF) por meio de videoconferência, na tarde desta quarta-feira (5).

Em janeiro deste ano, Zema disse que suspeitava que o governo federal tenha feito “vista grossa” diante dos atos terroristas e antidemocráticos em Brasília, no dia 8 de janeiro, “para que o pior acontecesse e ele se fizesse posteriormente de vítima”.

“Me parece que houve um erro da direita radical, que, lembrando, é uma minoria, e houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse posteriormente de vítima”, afirmou Zema, em entrevista à Rádio Gaúcha, do Rio Grande do Sul.

Zema acrescentou que esta era “uma mera suposição” e que as investigações teriam que explicar o que aconteceu. No entanto, ele não apresentou nenhum tipo de prova.

“O que se demonstrou ali, naquele domingo, dia 8 de janeiro, foi, assim, uma lerdeza gigantesca de quem está ali para poder defender as instituições”, disse

Para o governador, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) “foi previamente comunicado da manifestação e não se mobilizou, não fez nenhum plano de contingência”.

“Me parece que, apesar de ser um movimento que poderia ter sido tolhido a tempo, porque a poucos quilômetros dali temos centenas, milhares de homens do Exército, da Força de Segurança Nacional, que estariam ali em pouquíssimos minutos, nada foi feito”, completou, à época, o governador.

Zema ainda falou que o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do cargo, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi “prematuro, desnecessário e injusto”.

Alguns deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) entraram com uma interpelação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo explicação do governador. Como está no contexto dos atos antidemocrático, o STJ encaminhou para STF que, por sua vez, mandou para a PF fazer a oitiva.

Fonte: G1.com

admin

Recent Posts

Veja os números de Rayan contra o Fluminense

Sofascore Brasil @SofascoreBR #Brasileirão 🇧🇷 Rayan em Vasco da Gama 2-0 Fluminense: ⚽ 1 gol…

3 horas ago

Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Fernando Diniz após Vasco 2 x 0 Fluminense

Com mais uma grande atuação de Rayan, o Vasco venceu o clássico contra o Fluminense…

3 horas ago

Vasco posta vídeo de Rayan falando: ‘Oi, boa noite’; veja

Vasco da Gama @VascodaGama SERÁ QUE TEVE? 😏7️⃣7️⃣💎 #VascoDaGama Fonte: X oficial do Vasco 

3 horas ago

Confira a súmula de Vasco 2 x 0 Fluminense, pelo Brasileiro

Clique aqui para acessar a súmula. Fonte: CBF 

3 horas ago

Vasco venceu 5 dos últimos 6 jogos pelo Campeonato Brasileiro

Sofascore Brasil @SofascoreBR @VascodaGama nos últimos 6 jogos pelo @Brasileirao 2025: ⚔️ 6 jogos 🚥…

3 horas ago

Maracanã recebeu 53.746 torcedores para Vasco x Fluminense

Gabriel Rodrigues @gabrielcsr Público e renda no Maracanã para Vasco x Fluminense: Pagantes: 50.302 Público…

6 horas ago