Romeu Zema vai ser ouvido pela Polícia Federal (PF). — Foto: Reprodução/TV Globo
Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi ouvido pela Polícia Federal (PF) por meio de videoconferência, na tarde desta quarta-feira (5).
Em janeiro deste ano, Zema disse que suspeitava que o governo federal tenha feito “vista grossa” diante dos atos terroristas e antidemocráticos em Brasília, no dia 8 de janeiro, “para que o pior acontecesse e ele se fizesse posteriormente de vítima”.
“Me parece que houve um erro da direita radical, que, lembrando, é uma minoria, e houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse posteriormente de vítima”, afirmou Zema, em entrevista à Rádio Gaúcha, do Rio Grande do Sul.
Zema acrescentou que esta era “uma mera suposição” e que as investigações teriam que explicar o que aconteceu. No entanto, ele não apresentou nenhum tipo de prova.
“O que se demonstrou ali, naquele domingo, dia 8 de janeiro, foi, assim, uma lerdeza gigantesca de quem está ali para poder defender as instituições”, disse
Para o governador, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) “foi previamente comunicado da manifestação e não se mobilizou, não fez nenhum plano de contingência”.
“Me parece que, apesar de ser um movimento que poderia ter sido tolhido a tempo, porque a poucos quilômetros dali temos centenas, milhares de homens do Exército, da Força de Segurança Nacional, que estariam ali em pouquíssimos minutos, nada foi feito”, completou, à época, o governador.
Zema ainda falou que o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do cargo, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi “prematuro, desnecessário e injusto”.
Alguns deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) entraram com uma interpelação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo explicação do governador. Como está no contexto dos atos antidemocrático, o STJ encaminhou para STF que, por sua vez, mandou para a PF fazer a oitiva.
Fonte: G1.com
Sofascore Brasil @SofascoreBR #Brasileirão 🇧🇷 Rayan em Vasco da Gama 2-0 Fluminense: ⚽ 1 gol…
Com mais uma grande atuação de Rayan, o Vasco venceu o clássico contra o Fluminense…
Vasco da Gama @VascodaGama SERÁ QUE TEVE? 😏7️⃣7️⃣💎 #VascoDaGama Fonte: X oficial do Vasco
Clique aqui para acessar a súmula. Fonte: CBF
Sofascore Brasil @SofascoreBR @VascodaGama nos últimos 6 jogos pelo @Brasileirao 2025: ⚔️ 6 jogos 🚥…
Gabriel Rodrigues @gabrielcsr Público e renda no Maracanã para Vasco x Fluminense: Pagantes: 50.302 Público…