Brasil

Zema presta depoimento à Polícia Federal sobre fala durante apuração de atos terroristas

Romeu Zema vai ser ouvido pela Polícia Federal (PF). — Foto: Reprodução/TV Globo

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi ouvido pela Polícia Federal (PF) por meio de videoconferência, na tarde desta quarta-feira (5).

Em janeiro deste ano, Zema disse que suspeitava que o governo federal tenha feito “vista grossa” diante dos atos terroristas e antidemocráticos em Brasília, no dia 8 de janeiro, “para que o pior acontecesse e ele se fizesse posteriormente de vítima”.

“Me parece que houve um erro da direita radical, que, lembrando, é uma minoria, e houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse posteriormente de vítima”, afirmou Zema, em entrevista à Rádio Gaúcha, do Rio Grande do Sul.

Zema acrescentou que esta era “uma mera suposição” e que as investigações teriam que explicar o que aconteceu. No entanto, ele não apresentou nenhum tipo de prova.

“O que se demonstrou ali, naquele domingo, dia 8 de janeiro, foi, assim, uma lerdeza gigantesca de quem está ali para poder defender as instituições”, disse

Para o governador, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) “foi previamente comunicado da manifestação e não se mobilizou, não fez nenhum plano de contingência”.

“Me parece que, apesar de ser um movimento que poderia ter sido tolhido a tempo, porque a poucos quilômetros dali temos centenas, milhares de homens do Exército, da Força de Segurança Nacional, que estariam ali em pouquíssimos minutos, nada foi feito”, completou, à época, o governador.

Zema ainda falou que o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do cargo, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi “prematuro, desnecessário e injusto”.

Alguns deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) entraram com uma interpelação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo explicação do governador. Como está no contexto dos atos antidemocrático, o STJ encaminhou para STF que, por sua vez, mandou para a PF fazer a oitiva.

Fonte: G1.com

admin

Recent Posts

Sócios do Vasco terão resgates para o jogo contra o Lanús a partir das 17h desta 6ª-feira

Sócio Gigante @sociogigante Ei, GIGANTE! 🫵💢 É dia de RESGATES EXCLUSIVOS para VASCO x Lanús!…

48 minutos ago

Vegetti busca marcar seu 1º gol diante do Urubu na temporada

Vivendo sua melhor fase com a camisa do Vasco, Pablo Vegetti busca anotar seu primeiro…

48 minutos ago

Sub-17: Confira a escalação do Vasco para o jogo contra o Volta Redonda

Vasco Base @vascobase Sub-17 escalado para a 6° rodada da Taça Guanabara, contra o Volta…

48 minutos ago

Sub-10: Vasco goleia o CEWG por 5 a 1 e vai à final da GO Cup

Vasco Base @vascobase O Sub-10 Cruzmaltino venceu o C.E.W.G. por 5 a 1 pela semifinal…

48 minutos ago

Veja os press kits de Vasco x Volta Redonda pelo Sub-15 e pelo Sub-17

Guia da Partida Vasco x Volta Redonda - Sub-15 Guia da Partida Vasco x Volta…

48 minutos ago

E-Sports: Vasco está na 20ª colocação na Liga Royals de Free Fire

liga_royals De olho na tabela galerinha, por que já tem time mais que classificado para…

10 horas ago