No 100º capítulo Amor Perfeito, infelizmente, nos despedimos de Lucília (Kênia Bárbara), mas, enquanto um personagem sai da trama, outro chega: Frei Vitório! Vivido por Antonio Pitanga, o franciscano tem uma história aventureira, diga-se de passagem. Depois de atuar por 40 anos como pároco da cidade de Três Pontas, partiu para Angola numa missão religiosa, e foi substituído por Frei Leão (Tonico Pereira), seu amigo desde que o italiano migrou para o Brasil.
Agora, Vitório regressará da Angola, exilado, e irá para a Irmandade de São Jacinto, encontrar o antigo companheiro, com o objetivo de se aposentar depois de anos atuando no continente africano.
Lá, Vitório trabalhou num campo de acolhimento para distribuir comida para tribos nômades macubais, subgrupo dos povos hereros do sul de Angola. E, para o encanto de Marcelino (Levi Asaf), voltará cheio de referências culturais e histórias para contar. Assim será desde o momento que chegar.
Confira aqui embaixo como vai ser a cena!
“O que essa mala tá fazendo aqui?”, questionará Marcelino, quando chegar da inauguração do cinema de Érico (Carmo Dalla Vecchia).
Na Irmandade, o menino irá encontrar diversos objetos atípicos pela sala; vasos e instrumentos musicais angolanos, que irão despertar sua curiosidade. Até o momento em que o próprio Vitório vai aparecer, sob uma máscara de couro. Ao assistir à cena, Marcelino sairá aos berros, correndo, assustado.
Neste momento, às gargalhadas, Vitório tirará o adereço, se revelando.
“Esse é o meu amigo, Dom Vitório, que acabou de chegar da África!”, apresentará Leão.
“Boa noite a todos!”, cumprimentará o franciscano. “Especialmente para esse menino que sabe gritar mais alto que um filhote de leão!”, comentará ele, desencadeando uma risada em todo mundo.
Depois, enquanto arrumam as coisas, Marcelino ficará fascinado e curioso por todos aqueles objetos, até então, excêntricos a ele. Questionará o que é o kissange e a marimba, e Vitória explicará que são instrumentos musicais utilizados em cerimônias religiosas.
“Na África, já rezei muitas missas ao som deles”, lembrará ele.
Logo depois, o pequeno focará a atenção nas máscaras.
“É pro carnaval?”, vai perguntar ele.
“Não, Marcelino. Essa é uma NDEMBA, só os homens podem usá-las”, explicará ele, que ainda mostrará a MWANA PWO, a que é feita às mulheres.
“Uau, será que um dia eu posso usar aquela máscara e a Aninha pode usar essa?”, questionará Marcelino.
“Antes você precisa saber o significado dos rituais e como elas devem ser usadas.”
Fonte: Gshow
Em Mania de Você, Viola (Gabz) irá se entrosar com os jovens do abrigo que a resgataram. Depois…
Sabrina Gomes tem doença rara que, entre outros sintomas, alterou a tonalidade de sua pele…
VAGAS PARA DIVULGAÇÃO (SINE UAI/PARACATU-MG) Código da vaga Ocupação Nº de Vagas Experiência na…
VAGAS PARA DIVULGAÇÃO (SINE UAI/PARACATU-MG) Código da vaga Ocupação Nº de Vagas Experiência na…
VAGAS PARA DIVULGAÇÃO (SINE UAI/PARACATU-MG) Código da vaga Ocupação Nº de Vagas Experiência na…
Em Mania de Você, Mércia (Adriana Esteves) teve uma grande surpresa na inauguração do Violeta, restaurante do resort…