Categories: Brasil

São Paulo tem umidade baixa e temperaturas entre 35 e 40 graus



O estado de São Paulo registrou temperaturas acima de 40 graus no começo da tarde desta segunda-feira (17). No segundo dia de alerta para a onda de calor no estado, as temperaturas mais altas foram registradas no litoral e no Vale do Ribeira: 40,2 graus em Iguape; 40,1 graus em Registro e 40 graus em Santos. Parte da região, como os municípios de Registro e do Guarujá, tem a situação agravada devido à necessidade de atendimento a dezenas de famílias desalojadas nas chuvas das duas últimas semanas.

Além das medições nas estações, mais precisas, termômetros de rua marcavam temperaturas acima de 40 graus na zona oeste da capital paulista, onde as tendas de atendimento da prefeitura registraram cerca de 200 mil atendimentos desde a última quinta-feira (13). A previsão é de temperaturas elevadas até pelo menos esta quarta-feira (19), com recomendação de prefeituras e do estado para que idosos e crianças pequenas recebam atenção redobrada.

Notícias relacionadas:

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, é a primeira onda de calor deste ano no estado, a terceira no país. A temperatura na casa de 38 graus deve permanecer em diversas regiões do estado, pelo menos até a quarta-feira, com previsão de chuvas já a partir de amanhã (18).

Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) indicou medições na casa dos 35 graus na região sul, em Parelheiros, com registro de umidade do ar em 34%. No outro extremo da cidade, em Perus, foram registrados 33 graus e 31% de umidade relativa do ar.

“Nessas situações de calor intenso, a recomendação do CGE é beber água à vontade, não esperar sentir sede para se hidratar, evitar exposição ao sol forte e exercícios físicos ao ar livre nas horas de maior aquecimento, entre as 10h e as 17h”, diz nota da instituição. “Além disso, é imprescindível o uso bonés, chapéus, protetor solar, óculos escuros e umidificadores nos ambientes internos, como toalhas molhadas e baldes com água”, acrescenta o CGE.

Apesar da recomendação, não houve qualquer indicação de suspensão ou restrições a atividades nas escolas ou em parques e áreas de lazer.

Segundo o CGE, a cidade de São Paulo está em estado de alerta para altas temperaturas desde as 9h40 desta segunda-feira (17). Há previsão de pancadas de chuva no fim da tarde e início da noite de amanhã.

admin

Recent Posts

Futsal: Assista a Fortaleza x Vasco, pelo Brasileiro

Brasileiro de Futsal | Fortaleza x Vasco da Gama | Semana 6 | Ao vivo…

2 horas ago

Adversário do Vasco na Sul-Americana, Del Valle lidera o Campeonato Equatoriano e está há 8 jogos invicto

Logo depois de retomar a temporada no jogo contra o Botafogo no próximo sábado, em…

2 horas ago

Há 63 anos nascia Henrique, volante bicampeão carioca em 1987 e 1988

Pavilhão Cruzmaltino @PavilhaoCrvg Há 63 anos nascia o paulista Carlos Henrique Kupper, o saudoso Henrique!…

2 horas ago

Futsal: Vasco perde para o Fortaleza por 4 a 3 fora de casa pelo Brasileiro

futsalvasco Fim de jogo. Fortaleza 4x3 Vasco. 📸 Gabriel Borges/Fortaleza EC #FutsalVasco #VascodaGama Fim de…

2 horas ago

Vôlei Feminino: Assista a Vasco x Volei Paty, pelo campeonato infanto A Liverj

VASCO DA GAMA X VOLEI PATY - INFANTO A FEMININO - LIVERJ 2025 Fonte: Youtube…

2 horas ago

Lula se reúne com primeiro-ministro da China para tratar sobre agro, tecnologia e COP 30 – SBT News

Lula se reúne com primeiro-ministro da China para tratar sobre agro, tecnologia e COP 30  SBT…

7 horas ago