Categories: Brasil

Governo lança novo Cadastro Único nesta terça-feira



 O Cadastro Único (CadÚnico) será atualização a partir do mês de março para receber mais funcionalidades, anunciou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A nova plataforma será lançada nesta terça-feira (18), em Brasília.

Entre as novidades da ferramenta, estão sistemas de capacitação, monitoramento de fraudes e disponibilidade de relatórios sobre os dados inseridos, que poderão ser acessados pelo Portal de Gestão do Cadastro Único .

Notícias relacionadas:

O CadÚnico é o principal sistema para inserção de famílias de baixa renda em políticas públicas como os Programas Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Minha Casa Minha Vida. Também é usado por governos estaduais e municipais para selecionar beneficiários de políticas locais. Em janeiro de 2025, a base de dados possuía 40.6milhões de famílias cadastradas.

De acordo com o MDS, a plataforma deixará de ser apenas um repositório de dados para ser um sistema que permitirá a atualização e o desenvolvimento de novas funcionalidades. “O novo Cadastro Único representará um avanço significativo na gestão de políticas públicas no Brasil, proporcionando uma plataforma mais integrada, eficiente e alinhada às necessidades atuais dos estados, municípios, Distrito Federal (DF), programas, usuários e cidadãos”, destacou o órgão por meio de nota.

A partir do dia 1º de março, o formulário cadastral ficará disponível offline, permitindo que a coleta de dados seja realizada em locais sem internet, por tablets e celulares. Segundo informou a pasta, os dados a serem cadastrados não mudaram desde as últimas atualizações em 2024.

Toda a base de dados está sendo migrada do antigo sistema para o novo pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que também desenvolveu a versão atual. A previsão é que o novo CadÚnico seja disponibilizado no dia 20 de março, com a base de dados e todas as novas funcionalidades online.

De acordo com a equipe do MDS, a versão antiga do CadÚnico ficará indisponível durante a migração, mas as ações de inclusão e atualização cadastral não serão interrompidas. Municípios poderão fazer uso dos formulários offline ou da versão em papel. “Os principais programas federais que utilizam o Cadastro Único, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizarão apenas ações pontuais de benefícios para garantir o cumprimento das regras, evitando sobrecarregar os municípios durante o período de migração”, informou.

admin

Recent Posts

Philippe Coutinho publica registros de sua participação em Vasco 1 x 0 Botafogo

phil.coutinho Fonte: Instagram do jogador Philippe Coutinho 

2 horas ago

Vasco não perde em São Januário pelo Carioca desde 2022

R10 Score @R10Score De 2022 pra cá, o @VascodaGama não foi derrotado NENHUMA vez em…

2 horas ago

Emprestado pelo Vasco, Leandrinho chega à Arábia Saudita e já treina no Al Shabab

alshababsaudifc ‏اهلًا بـ “بطل الكوبا” 🇧🇷🏆 Fonte: Instagram نادي الشباب السعودي leandrinho.6 Desfrutando as oportunidades…

2 horas ago

Futsal: Vasco enfrentará o Minas nos dias 23 e 31 de março pela Copa do Brasil

Mídia Vascaína @midiavascaina 💢| FUTSAL VASCO A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) publicou as datas…

2 horas ago

Vegetti tem 7 gols em 9 partidas disputadas em 2025

NewsColina @newscolina Pablo Vegetti em 2025: 9 partidas 7 gols 1 assistência 📸 | @garotadasfotos_…

2 horas ago

Seleções e concursos em PE têm 371 vagas com salários de até R$ 10 mil; saiba como se inscrever – G1

Seleções e concursos em PE têm 371 vagas com salários de até R$ 10 mil;…

4 horas ago