Categories: Brasil

Ex-delegado preso no caso Marielle pede ao STF desbloqueio de salário

A defesa do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa pediu nesta terça-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o desbloqueio de seu salário.

Barbosa foi preso no ano passado no âmbito da investigação que apura o envolvimento dele no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Com a prisão, o salário dele foi bloqueado por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Na petição, os advogados afirmam que Rivaldo Barbosa está há um ano com o salário suspenso e necessita de doações para pagar as contas domésticas. Em uma planilha, a defesa disse que os gastos mensais são de R$ 24,8 mil.

“O acusado se encontra com suas contas e salário bloqueados há quase um ano, situação que vem comprometendo severamente as condições financeiras de sua família, que hoje depende de sua renda para o mínimo existencial”, afirma a defesa.

Além de Barbosa, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, o deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, estão presos em presídios federais pelo suposto envolvimento no assassinato de Marielle. Eles também são réus pelas acusações.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.

Conforme a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como os mandantes do crime. Barbosa teria participado dos preparativos da execução do crime.

Desde o início das investigações, os acusados negam participação no crime.

admin

Recent Posts

Casos respiratórios graves seguem em alta após volta às aulas

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG - entre crianças e adolescentes de…

12 minutos ago

Acusados de matar congolês em quiosque no Rio serão julgados em março

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) marcou para o dia 13 de…

12 minutos ago

Garis do Rio recebem uniformes para enfrentar calor

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que começou a distribuir as novas blusas…

39 minutos ago

Setor de comércio e serviços de SP criou 357 mil empregos em 2024

O setor de comércio e serviços de São Paulo gerou cerca de 357 mil novos…

39 minutos ago

Governo destina R$ 3 bi para criação e expansão de centros de inovação

Empresas do Brasil e do exterior podem se habilitar para receber recursos destinados à implantação…

39 minutos ago

Inep estabelece 88 pontos como nota de corte do Revalida

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação…

39 minutos ago