Categories: Brasil

Tentativa de golpe: veja quem ficou de fora da denúncia da PGR



Dez pessoas que haviam sido indiciadas pela Polícia Federal (PF) em novembro de 2024 na investigação que apurou tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito não foram denunciadas nesta terça-feira (18) pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre eles, estão o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-assessor da Presidência Tércio Arnaud.

Por outro lado, cinco nomes que não apareceram no documento da PF, divulgado em novembro, agora foram denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, entre eles, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.

Notícias relacionadas:

Na noite desta terça-feira (18), a PGR denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.  A acusação também envolve outros militares, entre eles, o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Braga Netto e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Foram indiciados pela PF, mas não foram denunciados pela PGR (em ordem alfabética):

1. Alexandre Castilho Bitencourt da Silva

2. Amauri Feres Saad

3. Anderson Lima de Moura

4. Aparecido Portela

5. Carlos Giovani Delevati Pasini

6. Fernando Cerimedo

7. José Eduardo de Oliveira e Silva

8. Laercio Vergilio

9. Tércio Arnaud

10. Valdemar Costa Neto

Foram denunciados pela PGR, mas não estavam no indiciamento da PF (em ordem alfabética):

1.  Fernando de Sousa Oliveira

2.  Márcio Nunes de Resende Júnior

3.  Marília Ferreira de Alencar

4.  Rodrigo Bezerra de Azevedo

5.  Silvinei Vasques

Entenda

Na denúncia apresentada ao Supremo, Paulo Gonet detalha a participação de Bolsonaro e dos demais acusados e afirma que o grupo agiu com violência e grave ameaça para impedir o funcionamento dos Poderes da República e para tentar depor o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda de acordo com a denúncia, Bolsonaro contou com o auxílio de aliados, assessores e generais para “deflagrar o plano criminoso”, que teria ocorrido por meio de ataques às urnas eletrônicas, afronta às decisões do Supremo e incentivo ao plano golpista, entre outras acusações.

admin

Recent Posts

Pais de Maxime Domínguez tietaram Coutinho em São Januário; veja vídeo

Lance! @lancenet VIERAM DA SUÍÇA SÓ PRA TIETAR O COUTINHO! 🤣🇨🇭 Vamos pro lúdico! Se…

2 horas ago

Vasco e Urubu jogarão nos dois próximos sábados pela semifinal do Carioca; horários e locais ainda serão definidos

Atenção, Vascaínos! @AVascainos DATAS Os dois clássicos entre Vasco e Flamengo, pelas semifinais do Campeonato…

2 horas ago

Por ter melhor campanha, Urubu terá vantagem de jogar por 2 resultados iguais contra o Vasco nas semifinais

Com o fim da 11ª e última rodada da Taça Guanabara, estão definidos os confrontos…

2 horas ago

Vegetti deu entrevista na zona mista com o seu filho no colo; veja vídeo

BTB SPORTS @btbsportsbr_ Enquanto Vegetti fala na zona mista, piratinha se diverte. 😂😂 #coutinho #vegetti…

2 horas ago

Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Fábio Carille após Vasco 1 x 0 Botafogo

O Vasco venceu o seu primeiro clássico em 2025, e o 1 a 0 sobre…

2 horas ago

Com 174 vagas abertas, concursos públicos e seleções oferecem salários de quase R$ 14 mil na Paraíba – Gláucia Lima

Com 174 vagas abertas, concursos públicos e seleções oferecem salários de quase R$ 14 mil…

2 horas ago