A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto de lei que inclui no Código Penal o crime de manipular, produzir ou divulgar conteúdo de nudez ou ato sexual falso gerado por tecnologia de inteligência artificial e outros meios tecnológicos. O texto será enviado ao Senado.
Segundo o Projeto de Lei 3821/24, o crime pode ser punido com reclusão de dois a seis anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave. A pena será maior se a vítima for mulher, criança, adolescente, pessoa idosa ou com deficiência.
Quando houver disseminação em massa por meio de redes sociais ou plataformas digitais, a pena será aumentada de 1/3 ao dobro.
O projeto também inclui no Código Eleitoral o crime de uso de imagens manipulados em campanhas eleitorais, envolvendo candidatos ou candidatas. Haverá o mesmo aumento de pena quando a ofendida for mulher, pessoa com deficiência ou idosa.
Quando a conduta for praticada por candidato, além das penas previstas, será imposta a cassação do registro de candidatura ou do diploma.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Justiça condena a 17 anos primeiro envolvido no escândalo das criptomoedas do PCC e do…
‘Batizado no Hezbollah’: conheça empresário condenado que operava esquema criminoso de criptomoedas EstadãoLeia mais
Trump usa mandato para contabilizar lucros com criptomoedas, diz FT Jornal GGNLeia mais
Câmara derruba MP que criava imposto de 17,5% sobre criptomoedas fdr.com.brLeia mais
Bitcoin Hoje 16/10/2025: BTC e criptomoedas enfrentam momento de ‘estabilidade tensa’ Economia em PautaLeia mais
Ripple compra a empresa de gestão de tesouraria GTreasury por US$ 1 bilhão Valor EconômicoLeia mais