Categories: Brasil

Cid diz que juiz do TSE ajudou a espionar Alexandre de Moraes



O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse, em depoimento de delação premiada, que o ministro Alexandre de Moraes foi monitorado por um juiz que atuava no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, época na qual o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) presidia a Justiça Eleitoral.

A confirmação está em um dos vídeos da delação, cujo sigilo foi retirado nesta quinta-feira (20) após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 investigados no inquérito do golpe.

Notícias relacionadas:

No início do depoimento, Moraes, que presidiu a delação, perguntou a Mauro Cid se ele tinha conhecimento das ações que foram realizadas para monitorá-lo.

Cid disse que cumpriu ordens de Bolsonaro e repassou a determinação para que fossem obtidas informações sobre Alexandre de Moraes.

“Solicitei ao coronel Câmara [um dos denunciados]. Não sei quem era o contato dele. Nunca perguntei. O que eu sei era aquele ministro, aquele elemento do TSE”, afirmou o tenente-coronel.

Após a confirmação, o próprio ministro pediu a palavra e afirmou que o juiz foi identificado. O nome ainda não foi divulgado.

“Não é um ministro, é um juiz que nós identificamos”, confirmou Moraes.

Nesta quarta-feira (19), a retirada do sigilo dos depoimentos escritos também confirmou que Moraes foi monitorado em outros momentos.

“Indagado sobre o motivo da determinação feita pelo então presidente Jair Bolsonaro para que fosse realizado o acompanhamento do ministro Alexandre de Moraes, respondeu que um dos motivos foi o fato de que o então presidente havia recebido uma informação de que o general Mourão estaria se encontrando com o ministro Alexandre de Moraes, em São Paulo.”

De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), além do monitoramento de Moraes, Bolsonaro estava ciente e concordou com o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o plano intitulado “Punhal Verde Amarelo” foi arquitetado e levado ao conhecimento do então presidente da República.

admin

Recent Posts

Assista à chegada de Nuno Moreira ao Rio de Janeiro

AO VIVO: CHEGADA DE NUNO MOREIRA NOVO REFORÇO DO VASCO! DIRETO DO AEROPORTO! Fonte: Youtube…

7 minutos ago

Vasco pede 4 milhões de euros por 80% dos direitos de João Victor e quer que Atlético-MG assuma dívida com Benfica

O zagueiro João Victor é alvo do Atlético-MG, que promete investir na contratação do atleta…

7 minutos ago

Já contando com a saída de Lucas Piton, Vasco quer um zagueiro e um lateral-esquerdo na janela do meio do ano

Vasco tem no planejamento para trazer um zagueiro e um lateral-esquerdo no meio do ano,…

1 hora ago

Futmesa: Vascaínos disputam a 1ª etapa do Estadual Individual de Sectorball neste sábado no CT do Olaria

vascofutmesa Neste sábado(24/2), no CT do Olaria, acontece a primeira etapa do Campeonato Estadual Individual…

1 hora ago

Confira os jogos do Vasco na história em 22 de fevereiro

Confira os jogos do Vasco na história em 22 de fevereiro: Jogos Vitórias Empates Derrotas…

1 hora ago

Edmundo diz que ataque deve ser a prioridade do Vasco e elogia Lukas Zuccarello

Com o avanço do Vasco na Copa do Brasil, o ídolo Edmundo se mostrou otimista…

2 horas ago