Brasil e Portugal assinaram memorandos de entendimento na área cultural considerados de “um impacto muito grande” para o país pela ministra da Cultura brasileira, Margareth Menezes. Acompanhada da ministra de Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, a ministra participou na manhã de desta quinta-feira (20) do II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros, no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista.
Durante o evento, Margareth Menezes ressaltou que os documentos ajudarão a expandir e fortalecer a relação entre os dois países. “Foi muito enriquecedor estabelecer e fortalecer essa ponte”, comentou durante o evento.
Ontem, em Brasília, os governos do Brasil e de Portugal firmaram acordos na área da Cultura que contemplam os segmentos de museus, bibliotecas e intercâmbio artístico.
O primeiro memorando assinado tem o objetivo de fortalecer a colaboração entre os dois países no campo de museus e instituições de memória, estabelecendo um grupo de trabalho para realizar trocas de informações e outras atividades de colaboração. O segundo estabelece cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Biblioteca Nacional de Portugal, buscando fortalecer a cooperação em áreas como a digitalização de acervos, intercâmbio técnico e promoção da cultura e literatura em língua portuguesa. Por último, os governos assinaram tratativas para fomentar o intercâmbio artístico entre profissionais das artes de ambos os países.
De acordo com a ministra brasileira, esses acordos envolvem não somente a criação cultural, mas também ações de formação, de conservação do patrimônio e de compartilhamento de tecnologia museológica.
“Foi muito produtiva a nossa reunião”, concordou a ministra de Portugal. “Estamos aqui para mostrar que a ordem do mundo é econômica, mas é com a cultura que pensamos, que transformamos e que fazemos com que o mundo seja mais humano, adaptado à necessidade de existência dos valores fundamentais e de busca por uma sociedade cada vez mais justa”, acrescentou.
O evento II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros tem o objetivo de fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal a fim de promover trocas de experiências entre as comunidades artísticas e as indústrias criativas dos dois países. O evento é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa e da Casa da América Latina, de Lisboa. A primeira edição do Diálogos Culturais Luso-Brasileiros ocorreu em 2023 na capital portuguesa, na Casa da América Latina, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou a sua primeira visita à Europa no terceiro mandato.
Tecnologia no Setor Financeiro: Como a Inovação Pode Combater Fraudes em Estoques de Combustível e…
QOROS MILESTONE CONCEPT: DESIGN, TECNOLOGIA E O FUTURO DA MOBILIDADE PlanetCarsZLeia mais
Conheça o Hyundai Kona, um show de tecnologia sobre rodas Diario de PernambucoLeia mais
Diretor de tecnologia do Corinthians esclarece principais dúvidas sobre uso da biometria facial Meu TimãoLeia mais
Fávaro destaca uso de tecnologia para fortalecer agricultura familiar em MT Canal RuralLeia mais
Política e Inteligência Artificial: desafio do viés na regulamentação TVT NewsLeia mais