Categories: Brasil

Sinal de telefonia móvel 4G pode chegar em áreas rurais



Sinal de telefonia móvel 4G e internet de alta velocidade no campo podem ser viabilizados em assentamentos rurais e comunidades quilombolas e de povos tradicionais de diferentes regiões do país. É o que prevê acordo de cooperação técnica assinado nesta quarta-feira (19), em Brasília, entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), das Comunicações (MCom), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento marcou a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

O projeto de expansão da conectividade será financiado com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Pelo acordo, caberá ao MDA e ao Incra mapearem, em até 120 dias, as áreas de relevância da agricultura familiar que poderá ser contempladas com a medida.

Notícias relacionadas:

Já a pasta das Comunicações e a Anatel vão atuar para ativar políticas de inclusão digital, promovendo ações de conectividade e acesso à rede de internet e telefonia móvel em áreas rurais, a partir da articulação com associações representativas e cooperativas que atendem a agricultura familiar, os assentados da reforma agrária, os quilombolas e a outros povos e comunidades tradicionais. O acordo prevê investimentos em infraestrutura e capacitação de agentes, inclusive agricultores, e de profissionais que atuam em escolas rurais.

De acordo com a justificativa do acordo de cooperação, a medida interministerial tem o objetivo de enfrentar o problema da desigualdade digital. “Tem-se que, por um lado, a expansão das telecomunicações nas áreas rurais tem sido mais lenta do que nas áreas urbanas, por outro, a capacidade de conexão oferecida às camadas mais pobres da população precisa ser melhorada”, diz o texto.

Correios e agricultores

Durante a reunião do Condraf, outro acordo foi assinado entre MDA e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), para viabilizar o transporte de produtos da agricultura familiar, incluindo alimentos, cosméticos e farmacêuticos. Segundo a empresa estatal, a ideia é viabilizar a logística para os pequenos agricultores, já que os Correios têm presença capilarizada em praticamente todo o território nacional.  

admin

Recent Posts

Empresário desmente que Nino tenha aceitado proposta do Vasco; veja vídeo

Mario Coelho Vasco @mariocoelhovasc ⚠️AGORA⚠️ Empresário desmente notícia que o zagueiro Nino teria aceitado a…

9 minutos ago

Futsal: Vasco empata com o São João do Jaguaribe por 1 a 1 pelo Brasileiro

futsalvasco Fim de jogo Vasco e São João do Jaguaribe empatam por 1x1, pela penúltima…

9 minutos ago

Futsal Base: Vasco vence o Futsal Sem Drogas por 5 a 2 pela Taça Brasil Sub-17

oficialcbfs CBI Taça Brasil sub-17 🏆🇧🇷 Fim de jogo em Belém - PA ✅ VASCO…

9 minutos ago

Montagens Vasco retrata Admar Lopes como herói; veja imagem

montagensvasco Nem todo herói usa capa… às vezes ele só tem 15 reais de orçamento,…

9 minutos ago

Léo Jacó volta ao Sub-20 e é relacionado para o jogo contra o Botafogo neste sábado

Emerson Rocha @emerson_rocha NO SUB-20 Após fazer duas partidas no profissional, o atacante Léo Jacó…

9 minutos ago

Defesa de Bolsonaro diz que PF produziu ‘peça política’ e nega descumprir medidas – Terra

Defesa de Bolsonaro diz que PF produziu 'peça política' e nega descumprir medidas  TerraLeia mais

5 horas ago