Categories: Brasil

Moraes vota por tornar Léo Índio réu pelo 8 de janeiro



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) por tornar réu Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio e primo de filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Léo Índio foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores do Bolsonaro.

Notícias relacionadas:

Ele foi acusado de cinco crimes: tentativa de golpe de Estado; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; associação criminosa; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União; deterioração de patrimônio tombado da União.

O recebimento da denúncia é julgado pela Primeira Turma do Supremo em ambiente virtual, no qual os ministros enviam os votos remotamente. A sessão de julgamento começou às 11h desta sexta e segue até as 23h59 da próxima sexta (28). Relator, Moraes foi o único a votar até o momento.

“O denunciado, conforme narrado na denúncia, não só participou das manifestações antidemocráticas como também instigou e colaborou ativamente para os atos de depredação ocorridos no dia 08/01/23 contra as sedes dos Três Poderes”, escreveu o ministro.

Na denúncia, a PGR apontou para publicações em redes sociais pelo próprio Léo Índio em meio aos acontecimentos do 8 de janeiro. Numa delas, ele parece estar junto com outros apoiadores de Bolsonaro, na parte de cima do Congresso Nacional, onde ficam as cúpulas símbolo do edifício. O local pode ser acessado do nível da rua e foi invadido por centenas de pessoas na ocasião.

Em outro post feito por Léo Índio, ele aparece próximo à sede do Supremo que, ao fundo, era invadido e depredado por vândalos. A PGR também afirmou que ele frequentava o acampamento em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, em Brasília, no qual apoiadores de Bolsonaro incitavam uma intervenção militar.

A defesa de Léo Índio nega que ele tenha cometido qualquer crime no contexto do 8 de janeiro e argumentou a inépcia da denúncia, por não ter individualizado o que seriam as condutas criminosas. Outro argumento é o de que não caberia ao Supremo julgá-lo, já que não possui qualquer prerrogativa de foro.

Em defesas semelhantes feitas por outros réus do 8 de Janeiro, a maioria dos ministros do Supremo tem afastado essas linhas de argumentação, confirmando a competência da Corte no caso.

Os ataques têm sido julgados sob o prisma dos chamados crimes multitudinários, “uma ação conjunta, perpetrada por inúmeros agentes, direcionada ao mesmo fim”, explicou Moraes no voto desta sexta.

“Em crimes dessa natureza, a individualização detalhada das condutas encontra barreiras intransponíveis pela própria característica coletiva da conduta, não restando dúvidas, contudo, que TODOS contribuem para o resultado”, escreveu o ministro.  

Recent Posts

Já contando com a saída de Lucas Piton, Vasco quer um zagueiro e um lateral-esquerdo na janela do meio do ano

Vasco tem no planejamento para trazer um zagueiro e um lateral-esquerdo no meio do ano,…

30 minutos ago

Futmesa: Vascaínos disputam a 1ª etapa do Estadual Individual de Sectorball neste sábado no CT do Olaria

vascofutmesa Neste sábado(24/2), no CT do Olaria, acontece a primeira etapa do Campeonato Estadual Individual…

30 minutos ago

Confira os jogos do Vasco na história em 22 de fevereiro

Confira os jogos do Vasco na história em 22 de fevereiro: Jogos Vitórias Empates Derrotas…

30 minutos ago

Edmundo diz que ataque deve ser a prioridade do Vasco e elogia Lukas Zuccarello

Com o avanço do Vasco na Copa do Brasil, o ídolo Edmundo se mostrou otimista…

1 hora ago

Já contando com a saída de Lucas Piton, Vasco planeja contratar um zagueiro e um lateral-esquerdo na janela do meio do ano

Vasco tem no planejamento para trazer um zagueiro e um lateral-esquerdo no meio do ano,…

1 hora ago

Vasco Bmg divulga os nomes dos torcedores que participarão da Seleção de Craques 2025

Vasco Bmg @VascoBmg ATENÇÃO, VASCAÍNOS! Esses são os convocados da Seleção de Craques 2025 e…

3 horas ago