Categories: Brasil

Papa ainda não está fora de perigo, diz médico



O Papa Francisco, de 88 anos, ainda não está fora de perigo, conforme anunciou o médico Sérgio Alfieri em entrevista divulgada pela Rádio Vaticano na manhã deste sábado (22). Ele está internado no  no Hospital Gemelli, em Roma, para se recuperar de uma pneumonia bilateral.

De forma contraditória, no entanto, o especialista disse que Francisco não corre risco de morrer. “Se depois vocês (imprensa) nos perguntam se, neste momento, ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é ‘não’”, afirmou o médico. 

Notícias relacionadas:

Sérgio Alfieri explicou, pela manhã, que o Papa ficará internado pelo tempo que for necessário até poder voltar para casa (Santa Marta) em segurança. O profissional de saúde acrescentou que seria por pelo menos mais uma semana. Neste sábado, inclusive, ele foi do quarto até a capela para rezar por 20 minutos. “Ele é o Papa, mas também é um homem (…) Mas se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, afirmou o médico, segundo a Rádio Vaticano.

Preocupação

O médico testemunhou aos jornalistas que, ao entrar no quarto de Francisco e saudá-lo com um ‘bom dia, santo padre’, recebeu como resposta, ‘bom dia, santo filho’. A maior preocupação da equipe médica é o risco de que os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causem sepse (infecção que se espalha por outros órgãos do corpo).

Segundo o especialista, Francisco está melhor, levanta-se, lê, trabalha e assina documentos. Na internação, o pontífice é acompanhado por uma equipe de especialistas, incluindo pneumologistas e cardiologistas. De acordo com Alfieri, o Papa pediu aos médicos que não ocultassem nenhuma informação sobre seu estado de saúde. 

Com a internação, Francisco não fará a habitual oração dominical com os peregrinos pela segunda semana consecutiva.

*Com informações da Vatican News – Rádio Vaticano

Recent Posts

Vasco exalta o aniversário de 98 anos de São Januário

vascodagama Nós erguemos este 𝒎𝒐𝒏𝒖𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 por 𝒂𝒎𝒐𝒓 há 98 anos! 🏟️ Símbolo de resistência da…

1 hora ago

Ex-amante detona Payet em entrevista a jornal inglês: ‘Ele é um monstro doente’

A denúncia feita por Larissa Ferrari sobre as violências física, sexual e psicológica sofridas no…

1 hora ago

Vasco lamenta a morte do Papa Francisco

crvasco_br 🖤 Descanse em paz. #VascoDaGama Fonte: Instagram oficial do Vasco 

1 hora ago

Serginho do Porto é confirmado como intérprete da União Cruzmaltina no Carnaval 2026

uniaocruzmaltinaoficial “Eu gosto assim” | Serginho do Porto comandará o nosso carro de som no…

2 horas ago

Vasco levou gol de 3 times que vieram da Série B, mas não do Urubu, melhor defesa do Brasileiro

NewsColina @newscolina Em 4 jogos, o Vasco enfrentou 3 times que estavam na Série B…

2 horas ago

Confira os jogos do Vasco na história em 21 de abril

Confira os jogos do Vasco na história em 21 de abril: Jogos Vitórias Empates Derrotas…

2 horas ago