A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) fazem, nesta quarta-feira (26), operação contra uma organização criminosa especializada em fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Operação Renascimento cumpre três mandados de busca e apreensão no Grande Rio contra suspeitos de participar do esquema.
Segundo a PF, o grupo criava identidades fictícias para a obtenção de aposentadorias. Os benefícios previdenciários eram retirados em nome de pessoas fictícias, por meio de procurações e documentos falsos. Estima-se que o esquema tenha causado prejuízo superior a R$ 1,5 milhão à Previdência Social.
As investigações começaram depois da prisão em flagrante de uma pessoa que tentava desbloquear um benefício previdenciário suspenso por suspeita de fraude. A partir da prisão, os investigadores conseguiram identificar outros suspeitos de integrar o grupo.
De acordo com a PF, os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos. As penas somadas superam os 30 anos de prisão.
Concurso TCE RR: saíram os primeiros resultados das provas Estratégia ConcursosLeia mais
Rio do Campo SC retifica edital de concurso público QconcursosLeia mais
Prefeitura de São José das Missões RS retifica processo seletivo QconcursosLeia mais
Concurso Fundação Renascer SE: governador anuncia edital em março QconcursosLeia mais
Concurso BDMG: banca confirma data e horário das provas QconcursosLeia mais
Mostardas RS abre cadastro reserva para diversas funções QconcursosLeia mais