Moradores da cidade reclamam de poluição e más condições do local. Em nota, prefeitura afirmou que local passou por limpeza no final de 2024. Lago coberto por aguapés é alvo de reclamação de moradores de Hortolândia
A lagoa localizada no Parque Ambiental Remanso das Águas, em Hortolândia (SP), está novamente com águas tomadas por aguapés nesta sexta-feira (7). Nas imagens, é possível observar que o local está completamente ocupado pela planta aquática – assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Moradores da cidade reclamam de poluição e más condições do local. Há um ano a EPTV, afiliada à TV Globo, mostrou que o local estava poluído, além de apresentar problemas estruturais no parque, como telhas quebradas e arames da quadra cortados.
Problema recorrente
Lagoa de Hortolândia voltar a ser tomada por aguapés
Reprodução/EPTV
Em 2020, a lagoa sofreu as consequências da poluição e das altas temperaturas registradas no município. À época, os moradores das imediações relataram que a água estava há pelo menos dois meses tomada por aguapés.
Uma reportagem da EPTV mostrou que a lagoa enfrentava problemas de assoreamento em 2017. A respeito da poluição no local, em abril de 2019, foi noticiado que havia lixo sendo jogado nas águas.
O que diz a prefeitura?
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou, por meio da Secretaria de Obras, que está pleiteando recursos com o Governo Federal para realizar os serviços de desassoreamento e limpeza no local, além da construção de caixas de contenção na areia da lagoa.
Além disso, afirmou que o local passou por limpeza no final de 2024, onde foi realizada a retirada de aguapés na superfície da lagoa.
“Em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza, diariamente, fiscalização e orientação contra o descarte irregular de dejetos do esgoto doméstico que desaguam nas lagoas da cidade, uma vez que o esgoto acelera a proliferação dos aguapés”, diz a nota.
Os moradores podem, como parte da iniciativa, “colaborar relatando ligações irregulares de esgoto”.
🤔 Como fazer a denúncia? Através do aplicativo Agenda Verde, disponíveis nas plataformas do Google Play e App Store, os moradores podem denunciar sem sair de casa. Segundo a prefeitura, a identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. Além do aplicativo, a queixa pode ser realizada para a secretaria de Serviços Urbanos pelo telefone (19) 3897-9800.
Após as notificações, caso seja confirmado irregularidades, os proprietários dos imóveis são notificados e têm o prazo de até 30 dias para regularizar a situação.
Com problema recorrente, lagoa de Hortolândia voltar a ser tomada por aguapés
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Vasco da Gama SAF – DRE e Balanço Patrimonial 2024 Download Fonte: Site oficial do…
Vasco Feminino @vasco_feminino FALA, CAPITÃ LIDY! 🎙️ 5️⃣0️⃣x! A zagueira Lidy compartilhou o sentimento de…
Foto: Daniel Ramalho/ Vasco Antes de mais nada, Manuel Capasso segue afastado no Vasco. O…
Vinicius Arouche @AroucheV Vasco SAF publicou demonstrativo financeiro não auditado e sem parecer do Conselho…
futsalvasco AMANHÃ TEM VASCO FUTSAL BASE EM CASA! 🏟️💢 Em jogos atrasados, válidos pela 3ª…
O CENÁRIO DAS TRATATIVAS COM DINIZ. SEGUE ESPERANÇA POR DESFECHO. FELIPE COM CARTA BRANCA PRA…