Categories: Brasil

Semana começa com retorno de chuvas intensas e frente fria no Sul



O enfraquecimento do fenômeno La Niña e a chegada de uma frente fria ao Sul do país vão diminuir as temperaturas e aumentam o risco de eventos extremos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo fechado até quinta-feira (13) em todo o norte do país, se espalhando por áreas do Centro-Oeste e Nordeste a partir da tarde desta segunda-feira.

Embora a previsão de chuvas isoladas esteja em todo o território, é mais preocupante na faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul até o litoral paulista, com possibilidade de acumulados mais expressivos e ventos intensos, e para a faixa que vai do Acre e segue por todo o litoral norte do país, até Fortaleza. Vinda de um recente aviso de chuvas intensas, a região continuará sujeita a pancadas de chuva e altos índices de umidade do ar, que em cidades como Belém (PA) terão sua mínima em 70%.

Notícias relacionadas:

Ao sul do país o tempo típico de verão abre caminho para temperaturas abaixo de 20 graus, que atingem gaúchos e catarinenses desde ontem. Bagé, no interior gaúcho, tem mínima prevista de 11 graus nesta segunda, com pouca variação até a quinta-feira. No litoral, o tempo deve ser mais ameno, sem previsão de ventos intensos, mas com o horizonte coberto de nuvens.

O fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, está chegando ao fim e próximo da condição de neutralidade. A informação foi divulgada ontem (6) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). O fenômeno ocorre desde dezembro de 2024 e tem afetado áreas cada vez menores, especialmente na última quinzena de fevereiro.

Segundo nota do Inmet, “as temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial devem permanecer abaixo da média na primeira quinzena de março, mas tendem a retornar à neutralidade em breve”. A tendência é de que a condição de La Niña deixe de ser registrada na região ainda neste trimestre, o que favorece o combate a queimadas durante a temporada de secas, que se inicia no final de abril no continente.

Recent Posts

Fossa Séptica Biodigestora será apresentada pela primeira vez em evento internacional – Embrapa

Fossa Séptica Biodigestora será apresentada pela primeira vez em evento internacional  EmbrapaLeia mais

2 horas ago

Presidente do Sindpd debate papel da tecnologia no futuro do sindicalismo – SINDPD

Presidente do Sindpd debate papel da tecnologia no futuro do sindicalismo  SINDPDLeia mais

2 horas ago

O futuro do checkout no varejo alimentar: como tecnologia, automação e novas formas de pagamento estão redesenhando a experiência de compra – SuperVarejo

O futuro do checkout no varejo alimentar: como tecnologia, automação e novas formas de pagamento…

2 horas ago

Tecnologia transforma o agro e exige nova gestão – Agrolink

Tecnologia transforma o agro e exige nova gestão  AgrolinkLeia mais

2 horas ago

COP 30: Amazonense cria laboratórios de tecnologia em comunidades indígenas na Amazônia – Portal Edilene Mafra

COP 30: Amazonense cria laboratórios de tecnologia em comunidades indígenas na Amazônia  Portal Edilene MafraLeia mais

2 horas ago