Segundo a Polícia Civil, as estruturas têm como objetivo reforçar o compromisso na defesa dos direitos das mulheres e a celeridade dos exames periciais. Estruturas foram inauguradas em Taiobeiras
Polícia Civil
A cidade de Taiobeiras, na região do Alto Rio Pardo, ganhou uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e um Posto de Perícia Integrado (PPI). As inaugurações foram realizadas nesta terça-feira (11).
Segundo a Polícia Civil, as estruturas têm como objetivo reforçar o compromisso na defesa dos direitos das mulheres e a celeridade dos exames periciais.
“A implantação da Deam e do PPI em Taiobeiras reforça nosso compromisso com um atendimento especializado e de qualidade, garantindo mais proteção às mulheres vítimas de violência e mais eficiência nas investigações criminais”, afirmou a delegada-geral Letícia Gamboge.
Sobre a Deam, a delegada regional em Taiobeiras, Liliam Fernandes de Cales, destacou que o projeto começou a ser estruturado em 2024 com o apoio do Poder Judiciário e mobilização dos policiais civis da região.
“O espaço foi reformado e adequado para garantir privacidade e acolhimento às usuárias, incluindo a implantação de uma sala de depoimento especial para atender mulheres e crianças vítimas de violência”, detalhou.
Delegada regional em Taiobeiras, Liliam Fernandes de Cales, e chefe do 11º Departamento de Polícia Civil em Montes Claros, Jurandir Rodrigues
Polícia Civil
Já o Posto de Perícia foi viabilizado por meio de parcerias entre Ministério Público, da Prefeitura de Taiobeiras e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além de emenda parlamentar. No total, foram investidos R$ 620 mil.
Antes do PPI ser instalado, os exames periciais eram realizados a 250 quilômetros de Taiobeiras, em Montes Claros, o que gerava custos e dificuldades para a gestão pública e para as famílias envolvidas nos casos investigados.
“A estrutura beneficiará diretamente a população dos 16 municípios atendidos pela 4ª Delegacia Regional em Taiobeiras”, destacou o chefe do 11º Departamento de Polícia Civil em Montes Claros, Jurandir Rodrigues Cesar Filho.
Autoridades durante a inauguração
Polícia Civil
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
O crash histórico do Bitcoin: a queda recorde que liquidou 18 bilhões de dólares, arrastou…
CRM Zummit 2025 reúne líderes de tecnologia e discute segurança digital, IA e novo perfil…
França tem notas de crédito rebaixadas diante de crise política e fiscal O GloboLeia mais
Diella, a ministra IA da Albânia e os limites da tecnologia Gazeta do PovoLeia mais
Cada cor de detergente tem uma aplicação própria. Como escolher? Especialista explica GloboLeia mais
PRF apreende máquina de mineração de criptomoedas Gazeta Sul fluminenseLeia mais