Categories: Brasil

Mais 5 são presos no Ceará por crimes contra provedores de internet



A Polícia Civil do Ceará prendeu mais cinco pessoas suspeitas de participar de crimes contra empresas provedoras de internet no estado. 

Com as prisões, efetuadas na tarde de ontem (12), já chegam a 17 o número de detidos pela Operação Strike, que ocorreu, simultaneamente, em Fortaleza e nas cidades de Caucaia, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. 

Notícias relacionadas:

A operação cumpriu 12 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão, e apreendeu três pistolas.

Segundo a polícia, as cinco pessoas foram presas em flagrante pelo crime de funcionamento clandestino de empresas de internet e por receptação. As ações ocorreram em bairros de Fortaleza.

Ainda durante os trabalhos policiais, foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Na ocasião, roteadores e distribuidores de fibra óptica foram apreendidos nos bairros de Padre Andrade, Pirambu, Ellery, Carlito Pamplona e Barra do Ceará, em Fortaleza, além da cidade de Horizonte, Região Metropolitana da capital.

Os outros 12 presos, com idades entre 21 e 43 anos, já são investigados por crimes como extorsão, tráfico de drogas, associação ao tráfico, receptação, posse ou porte ilegal de arma de fogo, homicídios e roubos.

Operação Strike

Deflagrada na manhã de ontem (12), a Operação Strike foi uma resposta às ações de grupos criminosos que estão atacando empresas provedoras de internet no estado. 

Desde o final de fevereiro, diversos ataques a provedoras resultaram na suspensão de serviços, como visitas técnicas e o próprio fornecimento de internet, devido à violência dos criminosos.

As investigações apuram se os ataques estão sendo praticados contra as empresas que recusaram o pagamento de uma taxa a uma facção criminosa para poder ofertar o serviço. 

Essas empresas são alvos de represália, como destruição de cabos, incêndio a veículos e tiros disparados na fachada.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez, a operação é uma primeira grande resposta aos ataques. Ele disse que a perícia nos materiais apreendidos poderá resultar em novas prisões.

“Nós não vamos dar trégua a esses criminosos e vamos buscar um a um. Vamos atuar em várias frentes, em vários eixos, tanto para tirar de circulação esses criminosos perigosos, violentos, que trazem intranquilidade para a nossa sociedade, mas também para promover a asfixia financeira desses grupos. Nós vamos buscar o patrimônio deles”, disse Gutiérrez.

Recent Posts

Confira as contas do Vasco para se classificar à Libertadores 2026

O que o Vasco precisa fazer para garantir a vaga à Libertadores pelo Campeonato Brasileiro?…

56 minutos ago

Futsal: Olaria reforma ginásio, que passará a ser utilizado pelo Vasco

oficialfutsalrj Um sonho se tornando realidade! A nova casa do Futsal Carioca é mais do…

56 minutos ago

Sub-20: Matheus Curopos fala sobre o seu trabalho à frente do Vasco; veja vídeo

João Pedro Isidro @jpisidro FALA, TREINADOR! Matheus Curopos fala sobre o seu trabalho à frente…

56 minutos ago

Sub-20: Confira os relacionados do Vasco para o jogo contra o América-MG

Emerson Rocha @emerson_rocha RELACIONADOS O Vasco encara o América-MG, pelo jogo de ida da segunda…

56 minutos ago

Sub-20: Veja o press kit de América-MG x Vasco

Guia da partida América-MG x Vasco - Sub-20 Fonte: Divulgação 

56 minutos ago

Por que a semana é decisiva para o setor de tecnologia? – Acionista.com.br

Por que a semana é decisiva para o setor de tecnologia?  Acionista.com.brLeia mais

4 horas ago