Ação convoca moradores para limpeza de quintais e retirada de lixo para evitar criadouros do Aedes aegypti
Força-tarefa começa esta segunda-feira (17), na região central da capital, e segue ao longo do mês. Zeladoria vai recolher materiais das portas das casas. Força-tarefa vai combater o mosquito Aedes aegypti
Luciana Pires/Secom Palmas
Moradores das quadras da região central de Palmas vão poder remover lixos e entulhos que acabam virando criadouro do mosquito Aedes aegypti com ajuda da Prefeitura de Palmas. Nesta segunda-feira (17), equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana vão recolher os materiais na Arse 14 (110 Sul).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A força-tarefa tem o objetivo de reduzir os casos de arboviroses na capital, que são a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O mosquito é transmissor das doenças aos seres humanos e se prolifera quando encontra água parada.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semu) até a nona semana epidemiológica de 2025, de 2 a 8 de março, Palmas teve 204 casos prováveis de dengue, 58 de chikungunya, nove de zika e nenhum para febre amarela. O boletim também registrou que na 10ª semana epidemiológica, houve um caso de dengue grave notificado.
A ação nas quadras da região central da capital faz parte da primeira etapa da força-tarefa contra os criadouros do Aedes. Os materiais identificados pelos moradores dentro das suas casas poderão ser deixados nas portas das casas com antecedência, e a coleta será feita por uma equipe da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.
LEIA TAMBÉM:
Laudo descarta morte por febre amarela em corpo de macaco encontrado no Parque Cesamar
Prefeitura coleta amostras para investigar causa da morte de macaco no Parque Cesamar, em Palmas
Tocantins tem 2,5 mil notificações de casos suspeitos de dengue e vacinação está disponível para jovens de 10 a 14 anos
Além da Arse 14 (110 Sul), as equipes vão passar nas outras quadras nos próximos dias. Veja o cronograma:
24 de março – Arse 32 (306 Sul);
31 de março – Arse 24 (210 Sul) ;
7 de abril – Arse 23 (208 Sul).
“É fundamental que os moradores organizem os entulhos para facilitar a coleta realizada pela prefeitura. Dessa forma, conseguimos reduzir os focos do mosquito e, consequentemente, o risco de transmissão das arboviroses na região”, explicou a coordenadora técnica da Vigilância e Controle Vetorial, Lara Betânia Araújo.
As quadras escolhidas para início da ação possuem um Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti de 2,2%, segundo o boletim da Semus. Conforme classificação, esse número é considerado de média risco-alerta.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.