O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu liminar que suspende lei de São Bernardo do Campo que altera o nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal.
O magistrado Álvaro Torres Júnior considera que a mudança, aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade do ABC, é incompatível com a Constituição Estadual, que “enfatiza que o município não pode alterar a denominação da guarda municipal, eleita pelo poder constituinte no artigo 144, § 8º, da Constituição de 1988, para ‘polícia municipal’, assim como o Estado também não poderia rever a expressão ‘corpo de bombeiros’ por outra reputada mais conveniente”.
Leis semelhantes em outras cidades paulistas foram suspensas por decisões judiciais, como a do município de Itaquaquecetuba, há duas semanas, a pedido do Ministério Público paulista.
Procurado pela reportagem sobre quantas ações foram movidas, o MP ainda não se manifestou.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, avança projeto que autoriza a criação de polícias municipais. A proposta, de 2023, foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), passará por outras comissões antes de ir ao plenário.
Homem foi preso pelo crime de tortura com resultado de lesão grave. Vítima contou que…
As vagas são disponibilizadas diariamente pela Agência do Trabalho de Pernambuco. As vagas são disponibilizadas…
O g1 lista os principais destaques dos telejornais da RPC desta quinta-feira (3). Saiba os…
Edelvira Laudelina Rosa Gralak, de 66 anos, tinha vontade de se tatuar desde a juventude.…
O índice Nikkei 225 de Tóquio caiu 4% brevemente, com grandes impactos em montadoras e…
Moraes rejeita pedido de petista para prender Bolsonaro Gazeta do Povo