O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu liminar que suspende lei de São Bernardo do Campo que altera o nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal.
O magistrado Álvaro Torres Júnior considera que a mudança, aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade do ABC, é incompatível com a Constituição Estadual, que “enfatiza que o município não pode alterar a denominação da guarda municipal, eleita pelo poder constituinte no artigo 144, § 8º, da Constituição de 1988, para ‘polícia municipal’, assim como o Estado também não poderia rever a expressão ‘corpo de bombeiros’ por outra reputada mais conveniente”.
Leis semelhantes em outras cidades paulistas foram suspensas por decisões judiciais, como a do município de Itaquaquecetuba, há duas semanas, a pedido do Ministério Público paulista.
Procurado pela reportagem sobre quantas ações foram movidas, o MP ainda não se manifestou.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, avança projeto que autoriza a criação de polícias municipais. A proposta, de 2023, foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), passará por outras comissões antes de ir ao plenário.
TREINO 19.10 | VASCOTV Fonte: Youtube oficial do Vasco
superligadefa Vitória do @vascoalmirantes na partida contra o @locomotiva.fa em uma partida de tirar o…
Vasco Feminino @vasco_feminino Fim de jogo! Vasco empata com o Fluminense em 1 a 1…
O Vasco entra em uma fase decisiva do Campeonato Brasileiro. A partir desta segunda-feira, com…
vascodagama Domingo com muito foco e trabalho no CT Moacyr Barbosa 💪💢 📸 Matheus Lima…
Pavilhão Cruzmaltino @PavilhaoCrvg Hoje o vascaíno Jorginho completa 51 anos, ídolo e lenda do Beach…