Categories: Brasil

Projeto de lei propõe mudar nome da Ponte Newton Navarro para Wilma de Faria


Proposta chegou a entrar na pauta de votação da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18), mas foi retirada, após receber críticas de parte dos parlamentares e entidades culturais. Ponte Newton Navarro, em Natal, RN (Arquivo)
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte propõe mudar o nome da ponte Newton Navarro, em Natal, para Wilma de Faria. No entanto, a possível mudança gerou polêmica, por causa da retirada do nome de Navarro.
A ponte que atravessa o Rio Potengi, ligando as Zonas Leste e Norte de Natal, foi construída entre 2004 e 2007, durante a gestão da ex-governadora Wilma de Faria, que faleceu em 2017. Foi no mesmo período, inclusive, que o escritor, poeta e pintor potiguar Newton Navarro, falecido em 1992, foi definido como homenageado no nome da estrutura.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O projeto de lei foi proposto pelo deputado Coronel Azevedo (PL). O texto chegou a ser incluído na pauta de votações da Assembleia nesta terça-feira (18), mas foi retirado pela presidência da Casa por falta de consenso entre os parlamentares.
A proposta também gerou críticas de entidades, como o Conselho Estadual de Cultural e a Academia Norte-Riograndense de Letras, bem como de deputados.
“O objetivo é fazer uma homenagem à mulher política que é o maior ícone da história política do Rio Grande do Norte. A primeira prefeita da capital, a primeira mulher governadora do Rio Grande do Norte, a primeira mulher reeleita governadora no Brasil”, defendeu Azevedo.
“Talvez a maior determinação, o maior desejo, o nome de Wilma, o nome de guerreira, estejam sintetizados nessa ponte, que resolveu um grande problema. O que seria de nós se nós não tivéssemos a segunda ponte sobre o rio Potengi?”, questionou o deputado.
Ainda de acordo com o parlamentar, a mudança do nome não desmereceria Newton Navarro. Ele ainda afirmou que protocolou outro projeto de lei para dar o nome dele à Pinacoteca do Estado.
Uma entre os parlamentares contrários à mudança, a deputada Isolda Dantas (PT) afirmou que Wilma merece homenagem, mas diz que foi a própria ex-governadora quem nomeou a ponte após consultar os segmentos culturais do estado.
“Quem homenageou Navarro, com o nome daquela ponte, foi a governadora Wilma de Faria. Eu tenho absoluta certeza que se Wilma estivesse entre nós não aceitaria que o nome dela fosse colocado no lugar do nome que ela mesmo deu. Tirar essa homenagem, nada mais é do que não conhecer a cultura do Rio Grande do Norte e não respeitar o desejo da governadora”, disse.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Recent Posts

Serviço Secreto dos EUA Treina Mais de 60 Nações para Rastrear Golpes de Criptomoedas com Ferramentas de Blockchain – Bitcoin.com News

Serviço Secreto dos EUA Treina Mais de 60 Nações para Rastrear Golpes de Criptomoedas com…

5 horas ago

Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia – CGN

Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia  CGNLeia mais

6 horas ago

Eleição do PT expõe tensão entre volta à militância e flerte com centrão – UOL Notícias

Eleição do PT expõe tensão entre volta à militância e flerte com centrão  UOL NotíciasLeia mais

7 horas ago

Stablecoins movimentam mais de R$ 230 bi em 2024 no Brasil, mas exigem cuidados – Folha de S.Paulo

Stablecoins movimentam mais de R$ 230 bi em 2024 no Brasil, mas exigem cuidados  Folha de…

7 horas ago

Técnico de Philippe Coutinho na base do Vasco, Rodney Gonçalves elogia o camisa 10 vascaíno

Foto: Matheus Lima / Vasco O técnico Rodney Gonçalves comandou Philippe Coutinho quando ele estava…

7 horas ago

Médicos começam a reduzir sedação, mas estado de Geovani segue grave

geovanisilva8 Informamos que Geovani Silva permanece internado na UTI do Hospital MedSênior, em Vitória, desde…

7 horas ago