Categories: Brasil

MP-SP abre inquérito e cobra da gestão Nunes programa de câmeras corporais para agentes da GCM


Prefeitura tem 30 dias para apresentar uma minuta do programa, contemplando informações como planejamento e identificação das principais necessidades operacionais para o uso do equipamento. Viatura da GCM em frente ao Allianz Parque
Paola Patriarca/g1
O Ministério Público do Estado de São Paulo abriu um inquérito civil contra a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para cobrar a implantação do programa de uso de câmeras corporais por agentes da corporação.
O Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp) deu o prazo de 30 dias para que a gestão municipal apresente uma minuta do programa, contemplando informações como planejamento e identificação das principais necessidades operacionais para o uso do equipamento, incluindo patrulhamento ostensivo, abordagens em áreas de risco e uso na região da Cracolândia e no Programa Guardiã Maria da Penha.
O g1 pediu posicionamento à Prefeitura de São Paulo e aguarda retorno.
O uso de câmeras corporais é obrigatório para policiais militares do estado durante operações, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os argumentos apresentados pelos promotores Daniel Magalhães Albuquerque Silva e Sultane Rubez Jehá está a decisão do STF que reconheceu que os GCMs podem realizar policiamento ostensivo e comunitário.
Lei proposta pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) que altera o nome da GCM para Polícia Municipal chegou a ser aprovada pela Câmara, mas foi suspensa na terça-feira (18) pela Justiça, que a considerou inconstitucional.
Outra justificativa citada pelo Gaesp para o uso de câmeras em uniformes é a de que a Guarda Civil Metropolitana “costumeiramente pode se deparar com situações de flagrante delito, cujo registro das imagens constituem importantes elementos informativos e de prova”.
Os promotores destacam também que o uso de ferramentas tecnológicas pode contribuir para a melhoria das provas produzidas, dando mais proteção às vítimas e ajudando no aperfeiçoamento dos procedimentos operacionais padrão.
Ricardo Nunes diz que vai mudar nome da Guarda Civil depois de decisão do STF que autoriza GCM a fazer patrulhamento ostensivo

Recent Posts

Futebol Americano Feminino: Mariana Teixeira é eleita a MVP de defesa do Brasileiro de Flag

brasileiraoflag Mariana Teixeira do @vascoalmirantes foi eleita a MVP de Defesa da temporada de 2025…

1 hora ago

Betfair dá resposta para jogadores adivinharem as perguntas; veja vídeo

Betfair Brasil @Betfair_Brasil A Betfair deu a resposta e os jogadores do ⁦@VascodaGama⁩ mandaram a…

1 hora ago

Vasco recusou proposta de 25 milhões de euros do Betis por Rayan

NTVASCAÍNOS @ntvascainos VASCO DIZ NÃO AO BETIS! Apuramos que o Betis, da Espanha, foi mais…

1 hora ago

Jogadores do Vasco trocam mensagens e mostram entrosamento fora de campo

vascaumdamassa Time unido! Elenco se parabeniza após vitória 💪🏽 Fonte: Instagram Vascão da Massa 

1 hora ago

Paulo Henrique é o melhor lateral-direito do Brasileiro pelo Prêmio ESPN Bola de Prata

sportscenterbr TIME DE RESPEITO 😤🔥 Assim ficou a seleção da 30ª rodada do Brasileirão e…

1 hora ago

Escola de tecnologia oferece bacharelado gratuito e com direito a moradia – Você S/A

Escola de tecnologia oferece bacharelado gratuito e com direito a moradia  Você S/ALeia mais

6 horas ago