Categories: Brasil

Milhares vão às ruas na Argentina no Dia da Memória, Verdade e Justiça



Em 24 de março de 1976, na Argentina, um golpe de Estado depôs o governo de María Estela Martínez de Perón, conhecida como Isabelita Perón, dando início a uma das ditaduras mais violentas da América Latina, que perduraria até 1983, resultando em perseguições, sequestros, torturas e assassinatos que vitimaram mais de 30 mil pessoas. Após a retomada da democracia, o Dia da Memória, Verdade e Justiça, lembrado nesta segunda-feira (24), passou a fazer parte do calendário nacional de mobilização da sociedade civil argentina, que se reúne em marchas pelo país afora.

O ato deste ano também marcou uma histórica unidade entre os principais movimentos sociais e de direitos humanos, o que não ocorria há pelo menos 19 anos. A marcha unificada reuniu milhares de pessoas na capital, Buenos Aires, bem como nas principais cidades do país, como Córdoba, Mendoza, Rosário e Santa Fé, em um contexto de oposição às políticas neoliberais e à visão do governo do atual presidente, Javier Milei, sobre a ditadura militar argentina. O mandatário de extrema-direita costuma se referir ao período ditatorial argentino como “uma guerra” em que “se cometeram excessos”, mas não condena o desaparecimento, a tortura, o assassinato nem o sequestro de bebês dos opositores do regime.

Notícias relacionadas:

A própria vice-presidente do país, Victoria Villarruel, é oriunda de família de militares e já defendeu a revisão da políticas de reparação e indenização às vítimas e parentes de mortos e desaparecidos políticos durante o regime.

Em Buenos Aires, a marcha saiu das proximidades da Avenida 9 de Julho em direção à Praça de Maio, onde fica a Casa Rosada, sede da Presidência da República. O ato foi organizado pelas entidades Mães e Avós da Praça de Maio, o agrupamento HIJOS (Filhos por Identidade e Justiça, na sigla em espanhol), movimentos de direitos humanos, sindicatos e partidos políticos, incluindo os peronistas.

“Lutamos por restituir a identidade das centenas de bebês roubados pela ditadura. A apropriação foi um desaparecimento forçado que continua se repetindo enquanto não se recupera a verdadeira identidade dessas pessoas”, discursou a presidente das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, em um palco montado na própria praça histórica.

Uma das políticas sistemáticas da ditadura argentina foi justamente o sequestro e roubo de bebês de mães militantes políticas que estavam presas em centros clandestinos de tortura. Essas crianças eram então repassadas para adoção por outras famílias, muitas das quais ligadas a militares. São provavelmente centenas de casos jamais elucidados, e os movimentos de mães e avós da Praça de Maio emergiram dessa busca por verdade e justiça, tornando-se referência na luta por direitos humanos no país.

Mais cedo, o governo Milei anunciou a desclassificação total de todas as informações da Secretaria de Inteligência do Estado (SIDE) sobre o período repressivo da segunda metade da década de 1970, e, ao mesmo tempo, reconheceu que um ataque do grupo armado ERP, de oposição ao regime militar, contra a família do capitão Humberto Viola, trata-se de crime contra a humanidade.

“O governo do Presidente Milei tem um compromisso inabalável com os direitos humanos e contar a história completa é uma tarefa crucial neste caminho”, afirmou o porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, segundo meios de comunicação locais.

Recent Posts

Video mostra novo volante vascaino Thiago Mendes em duelos contra Mbappé

✠Estagiário do VASCO✠ @EstagiarioVasco Thiago Mendes, novo volante do VASCÃO. 👀 Fonte: X Estagiário do…

2 horas ago

Jornalista são-paulino diz que Thiago Mendes receberá mais de R$ 1 milhão de salário no Vasco

_alexsandervieira Novo reforço do Vasco, Thiago Mendes foi tentado pelo São Paulo em diversas oportunidades…

2 horas ago

Vôlei Feminino: Assista a Vasco x Volei Barra, pelo campeonato infanto A Liverj

VASCO DA GAMA X VOLEIBARRA - INFANTO A FEMININO - LIVERJ 2025 Fonte: Youtube Liverj 

2 horas ago

Juninho Paulista relembra relação com Eurico no Vasco: ‘Pra mim, não é exemplo de dirigente’; veja vídeo

"EURICO MIRANDA ME DEU CHEQUES SEM FUNDOS NO VASCO" | CORTE CAFÉ COM PRIETO Ao…

2 horas ago

Especulado no Vasco, Brian Rodríguez estaria acertado com o Santos

Tiro de Canto @tirodicanto 🚨 Santos já tem acordo com Brian Rodríguez (25) e busca…

2 horas ago

Musk deveria ficar fora da política, diz secretário do Tesouro dos EUA – Valor Investe

Musk deveria ficar fora da política, diz secretário do Tesouro dos EUA  Valor InvesteLeia mais

3 horas ago