Categories: Brasil

Supremo adia julgamento da ADPF das Favelas para 3 de abril



O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o dia 3 de abril a retomada do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como a ADPF das Favelas. O processo trata das medidas adotadas pela Corte para restringir as operações realizadas pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O caso estava previsto para ser retomado na sessão desta quinta-feira, mas foi adiado. No início da sessão, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, disse que, em função do julgamento da Primeira Turma que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pela trama golpista, os ministros não conseguiram se reunir para chegar a um voto de consenso para retomar o julgamento.

Notícias relacionadas:

“Temos uma imensa preocupação com a letalidade policial e as vítimas inocentes que se produzem em investidas mal planejadas nas comunidades pobres. Estamos aqui conversando, ouvimos muita gente, para produzirmos um voto de consenso, sem votos divergentes, para que possamos passar uma mensagem muito clara para o Rio de Janeiro e ao país da importância que estamos dando para o tema da segurança pública”, afirmou.

Na ação, que foi protocolada em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), a Corte já determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar do Rio contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.

Em fevereiro deste ano, o relator do caso, ministro Edson Fachin, reafirmou diversas determinações para atuação da PM durante as operações e na investigação criminal de mortes de moradores das comunidades e policiais ocorridas durante as operações.

Recent Posts

Carille nega ter recebido contato do Corinthians: ‘Não tem nada. Coisas de imprensa’

Um tema de fora do clássico também foi abordado, a lacuna no comando do Corinthians.…

40 minutos ago

Jornalista afirma ter sido ameaçado e xingado por Pedrinho e Marcelo Sant’Ana no Maracanã

Planeta do Futebol 🌎 @futebol_info ⚠️ Jornalista @PabloRaphaelRUA afirma ter sido xingado e ameaçado por…

40 minutos ago

Hugo Moura: ‘Jogar aqui não é fácil, mas o grupo está fechado, unido’

𝘼𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙖𝙑𝙖𝙨𝙘𝙤 @AnalisaCRVG Hugo Moura em entrevista após o empate em 0 a 0 contra o…

40 minutos ago

Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Fábio Carille após Vasco 0 x 0 Urubu

O técnico do Vasco, Fábio Carille, considerou que o time apresentou evolução no empate por…

40 minutos ago

Vasco agradece apoio de torcedores que foram ao Maracanã

Vasco da Gama @VascodaGama Agradecemos pelo apoio durante todo o jogo! 💢 Linda festa da…

40 minutos ago

Vitória do Vasco no clássico paga mais de 6 vezes o valor apostado; confira as cotações das casas de apostas

Vasco e Flanengo se enfrentam neste sábado no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro 2025. Confira as…

9 horas ago