Está chegando a hora. O Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana, e o Vasco busca fazer uma temporada tranquila, como fez no ano passado, ao ficar em décimo na tabela. Depois de três semanas livres, Fábio Carille teve tempo para treinar o time, adequar reforços e preparar a equipe para a estreia contra o Santos, que será no domingo, em São Januário, às 18h30.
O Vasco tem uma espinha dorsal que já é conhecida da torcida, com jogadores como Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Piton, Hugo Moura, Coutinho e Vegetti. No entanto, tem novidades para esta temporada, como Maurício Lemos, Nuno Moreira e Garré, que pouco atuaram pelo clube até então.
Para a estreia na competição, Carille terá Adson à disposição no banco de reservas, que está há oito meses sem atuar por lesão. Se no início do trabalho, o técnico do Vasco tinha pouca ou nenhuma opção para as pontas, agora são mais de seis jogadores disputando duas vagas no time titular.
O ge preparou um raio-x do elenco do Vasco para mostrar a situação atual do plantel. Veja a arte abaixo e a situação posição por posição do elenco. Monte o seu time ideal no VC Escala.
Goleiros
Uma posição que o torcedor do Vasco não tem dor de cabeça. Léo Jardim está entre os melhores goleiros do país e vem de duas temporadas de destaque no futebol brasileiro. Ele é o único jogador que atuou em todos os jogos das últimas duas edições do campeonato.
O Vasco tem o goleiro Daniel Fuzato, contratado nesta temporada, e reserva imediato de Jardim. Allan Vitor, Pablo e Phillipe Gabriel, promessa da base, completam o elenco.
Zagueiros
A dupla de defesa que começará o Brasileirão será Mauricio Lemos e João Victor. Enquanto o brasileiro é remanescente da limpa que o Vasco fez no setor defensivo, o uruguaio chegou com o cartaz de xerife da zaga, mas ainda não teve sequência no clube. Ele deve ser titular pela primeira vez desde que chegou ao clube.
Lucas Oliveira e Lucas Freitas são as primeiras opções no banco para a defesa. Lyncon e Luiz Gustavo fazem parte do plano de desenvolvimento do clube e estão no sub-20, enquanto Souza e Capasso não estão dentro do planejamento. O argentino treina separado do elenco.
Laterais
Na direita, o Vasco tem três opções e também está bem servido. Paulo Henrique é o titular, mas Puma Rodríguez joga com frequência na lateral e já foi usado até na ponta. Paulinho Silva é observado de perto no elenco.
Na esquerda, a situação é mais alarmante. Lucas Piton é o titular absoluto da lateral, mas não vive o seu melhor momento no Vasco. Sem Leandrinho, emprestado ao Al-Shabab, Victor Luís é o reserva imediato.
Volantes
O meio de campo do Vasco é um dos setores mais inflados do elenco. Hugo Moura se firmou no time desde o ano passado e será o titular para proteger o meio de campo. Como meias mais defensivos, Mateus Cocão e Sforza completam elenco.
De segundo volante, Tchê Tchê se recupera de lesão e deve ser importante ao longo da temporada, mas disputa posição com Paulinho neste início, que está de volta depois de ter desfalcado o time em todo o ano de 2024. Jair se tornou a quarta opção no setor, podendo atuar de primeiro ou segundo no meio. Ele está em fim de contrato com o Vasco e não tem permanência garantida para o ano que vem.
Meias
Na armação, o Vasco tem duas referências técnicas e os dois maiores salários do elenco. Coutinho aparece como a esperança do time na criação das jogadas, apesar de ainda sofrer com problemas físicos. Payet, por sua vez, parece caminhar para os últimos meses em São Januário.
O francês tem acumulado partidas com mau desempenho e o clamor pela renovação contratual do camisa 10 diminuiu em 2025. Estrella desponta como terceira opção entre os meias-atacantes, mas não estará disponível nas rodadas iniciais do Brasileirão, ainda sendo desfalque por lesão.
Atacantes
O ataque do Vasco é o setor que mais desperta dúvidas na cabeça de Carille e na torcida vascaína. Vegetti é quem tem vaga garantida no ataque, como a grande referência na área. O argentino foi o artilheiro do time no torneio nas últimas duas temporadas. Rayan, que também é opção na ponta direita, é a primeira opção para a vaga do argentino.
Na ponta esquerda, Nuno Moreira assumiu a titularidade nos últimos jogos do Vasco antes do Brasileirão e teve destaque, marcando gol contra o Flamengo e dando assistência contra o Nova Iguaçu. Loide Augusto aparece como opção para as duas pontas.
No outro lado, Benjamín Garré foi a contratação para o setor. O meia era observado pelo Vasco desde o ano passado, mas só foi contratado nesta temporada. Ele pode atuar centralizado também. Adson volta de lesão e deve ser relacionado para a estreia. Maxime não se adaptou ao futebol brasileiro e está de saída do clube.
E o técnico?
É cedo para falar que Carille está pressionado, mas um bom início de Brasileirão daria tranquilidade ao treinador, que também terá a disputa da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil na temporada. A avaliação até aqui é regular, uma vez que o Vasco chegou às semifinais do Carioca e passou sem sustos na Copa do Brasil.
Entende-se que agora será possível cobrar mais do time, já que o técnico teve três semanas livres de treinamentos e tem mais jogadores à disposição no setor ofensivo, o que não teve em praticamente todo o Carioca. O próprio Carille chamou a responsabilidade para si quando disse que não via necessidade de reforços, afirmando que dá para fazer um bom trabalho com o que tem no elenco.
Fonte: ge
A Administração Estatal de Regulação do Mercado da China (SAMR) informou que revisará, conforme a…
Os Estados Unidos imporão taxas secundárias ao Irã em "algumas semanas" se não houver progresso…
Os europeus devem apelar aos políticos para pararem os preparativos para uma guerra com a…
Vladimir Zelensky terá que deixar o país de qualquer maneira quando o conflito na Ucrânia…
Mudanças na política fiscal dos EUA e da Alemanha, taxas de juros elevadas e mudanças…
Parlamentares aliados a Bolsonaro apostam em guerra política Rádio Pampa