Tutora de cachorro resgatado com 3 kg de sujeira é solta e fica proibida de ter contato com o animal
Juíza levou em consideração que a mulher é primária, de bons antecedentes, com endereço certo e trabalho lícito. Doenças, 3 kg de pelo sujo… o que se sabe sobre o cão salvo de maus-tratos
A tutora do cachorro resgatado em Fortaleza em situação de maus-tratos, com 3 quilos de pelos sujos no corpo, foi solta nesta sexta-feira (28), durante audiência de custódia. A prisão dela foi substituída por medidas cautelares, entre elas, a proibição de manter contato com o animal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Scooby, um poodle de cerca de 14 anos, foi resgatado na quinta-feira (27), com a ajuda do grupo Anjos da Proteção Animal (APA), que denunciou o caso a polícia.
O cão foi encontrado com o corpo encoberto por um pelo sujo e endurecido, que dificultava sua locomoção, além de estar anêmico, com pulgas e carrapatos e possuir nódulos de sangue na pele, devido ao peso do pelo. Posteriormente, o cachorro também foi diagnosticado com miíase, uma infecção caracterizada pela infestação de larvas de moscas na pele.
Cachorro Scooby foi resgatado em Fortaleza após denúncias de maus-tratos
Reprodução/APA
Ao ser questionada sobre a situação do cão de estimação, a mulher alegou que Scooby não era tosado porque era bravo e atacava os tosadores. Ela não soube precisar a data da última tosa no animal.
Porém, a versão da tutora foi contrariada pelo comportamento dócil e amedrontando em que foi o cachorro foi encontrado.
LEIA TAMBÉM:
ANTES E DEPOIS: veja como ficou cachorro resgatado com 3 kg de sujeira após tratamento
Vídeo: Cachorro é resgatado com pelo endurecido, infecções e magreza; tutora é presa
Audiência
Cachorro resgatado com 3kg de sujeira na pele recebe tratamento e é adotado
Durante a audiência, tanto o Ministério Público como a defesa da tutora solicitaram a substituição da prisão por medidas cautelares.
Ao analisar o caso, a juíza de Direito levou em consideração que a mulher é primária, de bons antecedentes, com endereço certo e trabalho lícito (operadora de caixa), sendo esta a primeira vez que ela teria cometido um crime.
Com isso, a tutora recebeu liberdade, mas deve cumprir as seguintes medidas cautelares:
comparecimento mensal na sede da Coordenadoria de Alternativas Penais, estabelecida na Casa da Ressocialização, para informar e justificar suas atividades, além de orientação psicossocial voltada à prevenção de prática de crimes, devendo o primeiro comparecimento ocorrer no ato da soltura; e
proibição de manter contato com o animal apreendido.
As medidas estabelecidas valem por seis meses, mas a Justiça pode decidir prorrogar o prazo.
Se condenada pelo crime, a suspeita poderá cumprir pena de dois a cinco anos de prisão.
Animal passou por tratamento e foi adotado
Scooby tem cerca de 14 anos, é da raça poodle e foi adotado por ativista após ser resgatado em situação de maus-tratos.
Isaac Macêdo/ SVM
Após ser resgatado, Scooby foi encaminhado a uma clínica veterinária, onde passou por avaliação. Como ele estava debilitado, a tosa dele foi dividida em dois dias.
Ainda na quinta-feira, o cachorro passou por um longo processo de tosa, que precisou ser feito com tesouras, uma vez que as máquinas não conseguiam passar através do pelo. Devido aos ferimentos na pele, o animal teve que ser anestesiado para passar pela tosa e realizar exames. Na ocasião, foram retirados 2 quilos e 900 gramas de pelos sujos e endurecidos.
Quase três quilos de Três quilos de pelos sujos foram retirados de Scooby durante a tossa, dividida em dois dias.
Reprodução
Já nessa sexta-feira (28), a tosa foi concluída, resultando na retirada total em 3 quilos de pelos sujos que encobriam o corpo do animal, que segue internado.
O cão foi adotado pela ativista Stefani Rodrigues, que faz parte do grupo Anjos da Proteção Animal.
“Ainda estou em choque, porque foi um impacto visual muito grande. Infelizmente está se transformando em uma coisa rotineira esse tipo de maus-tratos. As pessoas acham que os animais são objetos, que ele têm que ficar no fundo de quintal, não tem direito a banho, a comida, que deve ficar no sol quente, mas isso é maus-tratos e nós lutamos todos os dias contra esse tipo de crime”, falou a ativista Stefani Rodrigues, que agora cuidará do cão resgatado.
Veja o antes e depois da tosa de Scooby:
Initial plugin text
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: