Denise Correia Santiago, de Miracatu (SP), relatou que sentiu a pasta Clean Mint mais forte já no primeiro uso, mas os sintomas só surgiram cinco dias depois. A Colgate explicou que algumas pessoas podem ser sensíveis a ingredientes do produto e informou ter recorrido da decisão da Anvisa, obtendo parecer favorável. Educadora social, de 45 anos, sofre reação alérgica após uso de pasta de dente, em Miracatu (SP)
Arquivo pessoal
Uma educadora social de 45 anos teve uma reação inesperada na boca após usar continuamente a pasta de dente Colgate Clean Mint, que teve a venda suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira (27). Denise Correia Santiago disse ter sentido o produto mais forte já no primeiro uso, mas só após cinco dias começou a notar os sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras.
Em nota, a Colgate informou que algumas pessoas podem ter sensibilidade a ingredientes da pasta Clean Mint, como fluoreto de estanho e corantes. A empresa recorreu contra a suspensão e obteve decisão favorável.(confira a nota na íntegra abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A moradora de Miracatu, no interior de São Paulo, relatou que sua família sempre usou pastas dentais da marca, e que a nova versão foi comprada pelo marido. “De imediato, na primeira vez que eu usei, senti uma diferença na composição. Senti que era um pouco mais forte”.
Apesar da sensação, a educadora social continuou usando o produto aproximadamente quatro vezes ao dia. “Era uma sensação de limpeza mais forte. É como se causasse uma sensação de secura. Você sente que é um produto mais forte”.
Segundo a mulher, quando os sintomas começaram a aparecer, se alastraram muito rápido. “Comecei a sentir uma secura na boca, aí depois apareceu uma mancha vermelha, como se fosse um queimado, só que aí esse queimado foi aumentando pela boca, ao redor, por dentro do lábio todo”.
Na última quinta-feira (27), Denise sentiu que estava com ferida em cima da língua. No dia seguinte, o lábio estava bastante inchado. “A feridinha que estava na língua passou para baixo, e a minha garganta estava doendo. As minhas amígdalas estavam inchadas, sensíveis e doloridas”.
Até então, Denise não sabia que esses efeitos estavam sendo causados pela pasta de dente e procurou um pronto-socorro na última sexta-feira (28). “Eu falei [para o médico], que não comi nada de diferente, não aconteceu nada de anormal”.
Reação alérgica
Educadora social, de 45 anos, sofre reação alérgica após uso de pasta de dente, em Miracatu (SP)
Arquivo Pessoal
Denise cogitou que pudesse ter ficado nessa situação após os gatos terem lambido o rosto dela, o que já aconteceu outras vezes sem causar problemas. No entanto, ela disse ter sido informada pelo médico que se tratava de uma reação alérgica, de origem desconhecida.
A mulher tomou duas injeções e medicação antialérgica. Depois, o médico recomendou que ela permanecesse em observação porque corria o risco de fechamento de glote [causado pelo edema de glote, uma reação alérgica grave que pode levar à morte].
Após algumas horas na unidade hospitalar, Denise foi liberada para casa com a orientação de retornar ao posto de saúde caso sentisse algo estranho novamente.
Como estava sem almoçar, ela decidiu comer e, na sequência, escovou os dentes com a mesma pasta, sem desconfiar que a reação fosse do produto. Após fazer a higiene bucal, Denise percebeu que os sintomas estavam voltando e que o lábio estava inchando novamente.
“Comentei com a minha irmã, foi quando ela olhou e viu essa situação da Colgate. Não usei mais ela [pasta de dente]”, disse.
Ela precisou tomar analgésico por causa da dor que está sentindo nas amígdalas. “Estou com a língua queimada em cima e embaixo, na gengiva, está tudo sensível. E é aquilo, se eu não tivesse ido para o pronto-socorro, pelo menos ter tomado a medicação, sei lá o que teria acontecido”.
O marido dela e o filho fizeram uso da pasta, mas não apresentaram sintomas. “Não pensei que uma pasta de dente pudesse causar todo esse estrago e isso porque a gente escova o dente e cospe, a gente não engole a pasta, a gente enxagua, mas causou irritação na garganta a ponto de inchar as amígdalas”.
Resposta da marca
Educadora social, de 45 anos, sofre reação alérgica após uso de pasta de dente, em Miracatu (SP)
Arquivo Pessoal
A Colgate afirmou que algumas pessoas podem apresentar “sensibilidade a certos ingredientes” da pasta de dente Colgate Clean Mint.
De acordo com a empresa, a pasta não oferece riscos à saúde, mas alguns consumidores podem ser mais sensíveis a compostos como fluoreto de estanho, corantes ou sabores, presentes no produto.
A Colgate entrou com um recurso contra a determinação na própria quinta-feira, ação que resultou na suspensão automática da interdição da pasta de dente. (confira a nota na íntegra ao fim da reportagem)
Segundo a Anvisa, a interdição serve como uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população. O órgão orienta que se evite o consumo do produto e, em caso de efeitos adversos, que comunique a agência reguladora.
Suspensão da Colgate Clean Mint
A decisão da Anvisa havia sido tomada após o registro de oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta. A determinação foi publicada no Diário Oficial na quinta-feira (27) e revogada no mesmo dia.
Entre os principais sintomas relatados, estão:
inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
boca seca;
gengiva irritada;
e vermelhidão.
A Clean Mint é uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome.
Nota da Colgate na íntegra:
A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.
Anvisa interdita creme dental da Colgate após clientes relatarem reação adversa
Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Crime aconteceu em Baixo Guandu, no Noroeste do estado. Marido da ex-namorada da vítima foi…
Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, divulgou redução do valor do produto para as…
Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco. Assista aos vídeos do telejornal…
Ao todo, foram encontradas 98 unidades de medicamento à base de toxina botulínica e 2…
As notícias mais importantes desta manhã. Receita começa a receber declarações pré-preenchidas do Imposto de…
O Vasco estará em ação no dia de hoje e você poderá acompanhar ao vivo.…