Moradores de Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, podem, até quarta-feira (2), assistir de graça ao filme Ainda Estou Aqui, primeira obra cinematográfica brasileira a conquistar um Oscar.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a prefeitura de Niterói e o espaço de exibição de filmes Reserva Cultural, que fica em um complexo idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Até a quarta-feira são oferecidas quatro sessões diárias do longa.
A prefeitura niteroiense explica que a parceria é uma forma de democratizar o acesso à cultura e um “compromisso com a memória e a verdade”.
“Esse filme é um alerta para que nunca mais vivamos tempos de autoritarismo e censura”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
>>Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui conquistou o Oscar na categoria melhor filme internacional. O longa-metragem havia sido indicado também para a estatueta de melhor filme, mas perdeu para Anora – maior vencedor da festa com cinco estatuetas.
O filme conta o drama de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres. Ela é esposa do deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), sequestrado e morto pela ditadura militar em 1971. Na história baseada em fatos, Eunice busca saber o destino do desaparecido político. A obra é inspirada no livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, um dos filhos do casal.
O Oscar foi apenas um dos feitos do longa-metragem, que levou também prêmios em disputas como Festival de Veneza (Itália), Festival de Pessac (França), Festival Internacional de Roterdã (Holanda), Prêmios Goya (Espanha) e Cinema for Peace (Berlim).
A atriz Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de melhor atriz, mas não levou a estatueta, que ficou com Cynthia Erivo, pela atuação em Wicked. No entanto, Fernanda Torres já tinha brilhado ao receber o Globo de Ouro nesta mesma categoria.
Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda até o começo de março, Ainda Estou Aqui era a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de Minha Mãe é uma Peça 3 (2018) e Nada a Perder (2019).
As sessões são realizadas diariamente até quarta-feira (2), sempre às 13h, 15h40, 18h20 e 21h.
O morador de Niterói interessado em assistir precisa chegar uma hora antes da sessão e levar documento de identidade e comprovante de residência na bilheteria do cinema. Pode ser retirado um ingresso por documento.
As sessões estão sujeitas a lotação, de acordo com a ordem de chegada dos interessados. O Reserva Cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói.
Momentos icônicos da política são reproduzidos em estilo Studio Ghibli criado pelo ChatGPT; veja Estadão
Conselho de Ética: relator pede que Câmara casse mandato de Glauber Braga por chutar militante…
Moraes encaminha à PGR pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro Valor Econômico
Política de prevenção ao assédio e discriminação no serviço público municipal é instituída em Rio…
Josias de Souza: Antilulismo vai se calcificando como força política para 2026 UOL Notícias
Venâncio Aires terá novos representantes no estadual de futsal e futebol Grupo A Hora