Vasco venceu a final da Copa do Brasil Sub-17 de 2008 no primeiro encontro entre Philippe Coutinho e Neymar

Os amigos Neymar e Coutinho voltaram a Santos e Vasco após brilharem em competição em 2008. Fotos: Vasco Flickr/Imago/Imago/Imago

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (30), vai contar com um confronto que marcou a carreira de dois dos maiores nomes do futebol brasileiro nos últimos 15 anos.

O duelo entre Vasco e Santos, às 18h30 (horário de Brasília), em São Januário, não vai ter o reencontro entre Philippe Coutinho e Neymar — o santista segue fora para recondicionamento físico. Mas a Trivela aproveita para relembrar como o primeiro encontro entre os dois, ainda na base, já foi um aviso do que viria pela frente.

Em 2008, quando Coutinho e Neymar tinham 16 anos e já eram tratados como futuros craques, os dois se enfrentaram pela Copa Brasil Sub-17. E Vasco e Santos fizeram logo a final da competição, que estava na sua primeira edição.

Neymar até fez gol na final, mas quem ficou com o título foi o Vasco de Coutinho. O Cruz-Maltino venceu a partida, disputa no Estádio Salvador Costa, em Vitória (ES), por 2 a 1. João Marcos e Willen marcaram os gols que garantiram o título vascaíno. 17 anos depois, este duelo ainda é relembrado pelo encontro entre Neymar e Coutinho e uma famosa foto dos dois juntos, tirada justamente pela dupla já ter chamado a atenção na época.

— Às vésperas daquele jogo tiveram comentários sobre o duelo entre eles. O Coutinho também já era muito badalado no Rio de Janeiro. As torcidas falando que um era melhor do que o outro — relembrou Lino, então técnico do sub-17 do Santos, à Trivela.

Coutinho e Neymar quase ficaram fora da final

Mas Coutinho e Neymar quase não disputaram aquela final. Em conversa com a Trivela, o então técnico do sub-17 do Vasco, Rodney Gonçalves, revelou que não esperava contar com o jogador na partida contra o Santos. Isso porque Coutinho precisou viajar para a Itália durante a competição para finalizar os trâmites da negociação com a Internazionale.

— Durante a competição o Coutinho foi vendido para a Inter de Milão. A gente não contava com o retorno dele. Passou quatro ou cinco dias lá, não jogou nem as quartas e nem a semifinal. E partiu dele jogar e final, ele pediu para jogar. A gente achou que não iria acontecer, porque tinha sido negociado, mas liberaram. Ele voltou da Itália na sexta-feira e jogou no domingo — disse Rodney Gonçalves à Trivela.

Já Neymar quase ficou fora da final por uma pancada que sofreu na semifinal contra o Cruzeiro. Ainda assim, o então garoto foi para o jogo “no sacrifício”.

— Ele teve um entorse no tornozelo na semifinal, tomou um pancada. Isso eu lembro bem, a gente achou até que ele não fosse jogar, tamanho a repercussão que teve sobre a contusão. Mas ele jogou e mesmo lesionado fez um bom jogo — relembrou o ex-técnico da base do Vasco.

Talvez pela viagem de Coutinho e pela entorse de Neymar, os dois, segundo Rodney Gonçalves, não conseguiram ser brilhantes na final daquela Copa Brasil. Ainda assim, foram decisivos para as respectivas equipes.

— São dois jogadores que não têm o que falar, eles chamam a atenção. Mesmo não fazendo um jogo brilhante, eles chamam a atenção sempre. O Coutinho não fez gol, mas ele iniciou a jogada do gol do Willen e acho que sofreu a falta no gol do João Pedro. Os dois não tiveram atuações brilhantes, mas eram as duas peças importantes das equipes. Lembro que a gente fez um jogo muito bom, o Santos quase não teve oportunidade, mas Neymar aproveitou a deles — relembrou Rodney Gonçalves.

— O Coutinho não fez gol naquela decisão porque posicionei um dos meninos para encostar e fazer marcação individual. Mas além deles, Santos e Vasco tinham dois bons times — exaltou Lino.

Sucesso na Europa e retorno próximo ao Brasil

As carreiras de Coutinho e Neymar, após aquela partida, tiveram processos diferentes, mas os caminhos dos dois jogadores voltaram a se cruzar na Europa e na Seleção. Pouco após o título da Copa Brasil Sub-17, Coutinho subiu para o time profissional do Vasco, enquanto Neymar ainda seguiu mais um tempo na base. Em 2009, o craque santista ainda disputou a Copa São Paulo, enquanto Coutinho já fazia a pré-temporada com o Cruz-Maltino.

Já negociado com a Internazionale, Coutinho se transferiu para o clube italiano no meio de 2010, com um título da Série B do Campeonato Brasileiro na bagagem. Neymar se desenvolveu em solo brasileiro e conquistou a Copa do Brasil de 2010 e a Copa Libertadores de 2011, sendo destaque do time. Neymar só deixou o Santos rumo ao Barcelona em 2013.

Coutinho e Neymar eram parceiros nas seleções de base desde o sub-15 e fizeram parte de uma geração estrelada, que ainda contava com nomes como Oscar, Lucas Moura, Casemiro, Danilo e Alex Sandro.

Aquela “geração 1992” conquistou o Sul-Americano e a Copa do Mundo Sub-20, mas em nenhuma das duas competições os dois estavam juntos. Neymar conquistou o Sul-Americano e Coutinho a Copa. Pela Seleção principal, os dois atuaram juntos durante praticamente todo o ciclo para a Copa do Mundo de 2018, e também no Mundial da Rússia.

Na Europa, Neymar brilhou no Barcelona ao lado de Messi e Suárez e teve mais sucesso do que Coutinho, que demorou para deslanchar e teve o seu auge em um Liverpool ainda em reconstrução e sem títulos.

Mas quando os dois se reencontraram em um jogo decisivo, foi o ex-Vasco quem levou a melhor de novo. Na final da Champions League 2019/20, o Bayern de Munique de Coutinho, na época um coadjuvante do time, venceu o PSG de Neymar.

— Olhando pelo estilo, eu achava o Neymar melhor do que Coutinho. O Coutinho era rápido, técnico, mas não tinha o drible em velocidade que o Neymar sempre teve. Na verdade, o Coutinho não driblava como o Neymar — comparou Lino relembrando o começo da carreira dos dois.

Após passagens por mercados “alternativos”, com Coutinho no Qatar e Neymar na Arábia Saudita, os dois retornaram ao Brasil para os clubes que os revelaram e em busca de uma certa redenção na carreira após anos de baixa.

Coutinho, hoje com 32 anos, chegou ao Vasco no meio de 2024, enquanto Neymar, com 33 anos, desembarcou no Santos no começo de 2025. Mas o início da trajetória dos dois ainda é um pouco abaixo do esperado. Mas nada que apague o peso do reencontro entre os dois craques, que marcaram a carreira de quem estava em Vitória em 2008.

— Para nós, profissionais que trabalhamos com esses atletas, a gente sabia que tanto o Neymar como o Coutinho atingiriam o nível que atingiram. Para mim, em particular, foi muito bom porque o Coutinho estava no primeiro ano (do sub-17) e logo em seguida ele já se apresentou no profissional. Traz um peso para nós também. Um cara que rodou na Europa, tem representatividade internacional. É bacana ter participado do processo de formação de um atleta desse nível — exaltou Rodney Gonçalves.

Ficha de Vasco x Santos pela Copa Brasil Sub-17 de 2008

Local: Estádio Salvador Costa, em Vitória (ES)

Data: domingo, 27 de julho de 2008

VASCO: Rafael; Laniyan (Rômulo), Willian, Vitão, Ary, Belchior, Allan, Willen, Philippe (Gava), Pedrinho (Elizeu), João Marcos (Tainan). Técnico: Rodney Gonçalves.

SANTOS: Rodolfo, Pedro, João Paulo (Giovane), Danilo, Cássio, Marcos, Neymar, Renan, Railson (Aquino), Allan (Baidek/Rodrigo) Weskley. Técnico: Lino.

Gols: João Marcos, 1’/1ºT (VAS); Neymar, 8’/1ºT (SAN); Willen, 4’/2ºT (VAS)

Fonte: Trivela 

admin

Recent Posts

Etec de Ourinhos SP abre seleções para professores de Automação – Folha Dirigida

Etec de Ourinhos SP abre seleções para professores de Automação  Folha DirigidaLeia mais

3 horas ago

Fatec de Tatuí SP anuncia processo seletivo para professor – Folha Dirigida

Fatec de Tatuí SP anuncia processo seletivo para professor  Folha DirigidaLeia mais

3 horas ago

Concurso Brigada Militar RS: veja os requisitos de Oficial – Estratégia Concursos

Concurso Brigada Militar RS: veja os requisitos de Oficial  Estratégia ConcursosLeia mais

4 horas ago

Concurso Conab 2025 oferta vagas de nível médio; veja quais são! – Estratégia Concursos

Concurso Conab 2025 oferta vagas de nível médio; veja quais são!  Estratégia ConcursosLeia mais

4 horas ago

Concurso PF Administrativo: qual a nota de corte do último edital? Confira! – Direção Concursos

Concurso PF Administrativo: qual a nota de corte do último edital? Confira!  Direção ConcursosLeia mais

4 horas ago

Concurso Nacional Unificado: banca da segunda edição deve ser definida neste mês de abril – Extra online

Concurso Nacional Unificado: banca da segunda edição deve ser definida neste mês de abril  Extra onlineLeia…

4 horas ago