Categories: Brasil

MPF arquiva investigação contra Bolsonaro sobre importunação de baleia



O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo arquivou nesta segunda-feira (31) a investigação que apurava se o ex-presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ambiental ao pilotar um jet ski próximo a uma baleia jubarte, em junho de 2023, em São Sebastião, no litoral paulista.

O MPF arquivou o inquérito por entender que não foram reunidas provas para comprovar a intenção de Bolsonaro de molestar o animal, fato decisivo para enquadrar o caso como crime ambiental.

Notícias relacionadas:

Vídeos que foram publicados nas redes sociais mostraram que, de jet ski e com o motor ligado, Bolsonaro se aproximou de uma baleia jubarte no momento em que ela aparecia na superfície da água.

O ex-presidente chegou a ficar a menos de 15 metros de distância do animal. Uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no entanto, proíbe embarcações com motor ligado a menos de 100 metros de qualquer baleia.

De acordo com o Ministério Público, por tratar-se de questão administrativa, o arquivamento da investigação criminal não tem impacto na decisão do Ibama que multou o ex-presidente em R$ 2,5 mil pela importunação da baleia.

Defesa

Pelas redes sociais, o advogado Paulo Cunha Bueno, representante de Bolsonaro, declarou que a defesa sempre afirmou que a apuração era um “absurdo”.

“A eminente procuradora da República, subscritora do parecer, acolheu as razões que articulamos como linha de defesa durante as diligências da Polícia Federal e que, ao final, evidenciaram, a um só tempo, o absurdo daquela apuração e a mobilização da máquina estatal na direção de um episódio nitidamente sem qualquer repercussão jurídica, mas que, no entretanto, foi amplamente explorado pelo ambiente político”, disse.

O advogado também afirmou que vai insistir na defesa do arquivamento de outras investigações. “A defesa continuará envidando todos os esforços para que as demais imputações tenham endereçamento análogo, perseguindo o divórcio entre questões jurídicas e questões políticas”, completou.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou a investigação aberta contra Bolsonaro sobre a fraude nos cartões de vacinação. No entanto, em outro processo, Bolsonaro e mais sete acusados se tornaram réus no Supremo pela trama golpista. 

Recent Posts

Vasco chega à 3ª vitória fora de casa no Brasileiro; Nuno Moreira marcou nas 3 oportunidades

Analisa Vasco @AnalisaCRVG Com a vitória diante do Sport, Vasco chegou na sexta vitória no…

1 hora ago

Pela Taça Rio, Vasco vence o Urubu no Sub-11 e perde no Sub-12

tacaenelbrasiledilsonsilva25 Placar final Fonte: Instagram Taça Enel Brasil Edilson Silva 25 

1 hora ago

Com a parada da Data Fifa, Vasco só voltará a jogar no dia 11 de setembro

Analisa Vasco @AnalisaCRVG Agora, o Vasco terá dez dias de descanso durante a data FIFA…

1 hora ago

Nuno Moreira é o vice-líder em assistências e participações em gols do Vasco no Brasileiro

R10 Score @R10Score Nuno Moreira é o vice-líder em assistências (4) e participações em gols…

1 hora ago

Confira os jogos do Vasco na história em 1º de setembro

Confira os jogos do Vasco na história em 1º de setembro: Jogos Vitórias Empates Derrotas…

1 hora ago

Corinthians e HyperaPharma conversam para renovar naming rights da Arena – UOL

Corinthians e HyperaPharma conversam para renovar naming rights da Arena  UOLLeia mais

6 horas ago