Categories: Brasil

MPF arquiva investigação contra Bolsonaro sobre importunação de baleia



O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo arquivou nesta segunda-feira (31) a investigação que apurava se o ex-presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ambiental ao pilotar um jet ski próximo a uma baleia jubarte, em junho de 2023, em São Sebastião, no litoral paulista.

O MPF arquivou o inquérito por entender que não foram reunidas provas para comprovar a intenção de Bolsonaro de molestar o animal, fato decisivo para enquadrar o caso como crime ambiental.

Notícias relacionadas:

Vídeos que foram publicados nas redes sociais mostraram que, de jet ski e com o motor ligado, Bolsonaro se aproximou de uma baleia jubarte no momento em que ela aparecia na superfície da água.

O ex-presidente chegou a ficar a menos de 15 metros de distância do animal. Uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no entanto, proíbe embarcações com motor ligado a menos de 100 metros de qualquer baleia.

De acordo com o Ministério Público, por tratar-se de questão administrativa, o arquivamento da investigação criminal não tem impacto na decisão do Ibama que multou o ex-presidente em R$ 2,5 mil pela importunação da baleia.

Defesa

Pelas redes sociais, o advogado Paulo Cunha Bueno, representante de Bolsonaro, declarou que a defesa sempre afirmou que a apuração era um “absurdo”.

“A eminente procuradora da República, subscritora do parecer, acolheu as razões que articulamos como linha de defesa durante as diligências da Polícia Federal e que, ao final, evidenciaram, a um só tempo, o absurdo daquela apuração e a mobilização da máquina estatal na direção de um episódio nitidamente sem qualquer repercussão jurídica, mas que, no entretanto, foi amplamente explorado pelo ambiente político”, disse.

O advogado também afirmou que vai insistir na defesa do arquivamento de outras investigações. “A defesa continuará envidando todos os esforços para que as demais imputações tenham endereçamento análogo, perseguindo o divórcio entre questões jurídicas e questões políticas”, completou.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou a investigação aberta contra Bolsonaro sobre a fraude nos cartões de vacinação. No entanto, em outro processo, Bolsonaro e mais sete acusados se tornaram réus no Supremo pela trama golpista. 

Recent Posts

UEM abre teste seletivo para contratação de servidores temporários em diversas áreas; veja como participar

Inscrições começam no dia 3 de abril e vão até o dia 22 do mesmo…

22 minutos ago

RPC: veja as informações adicionais das reportagens do dia 02/04/2025

O g1 lista os principais destaques dos telejornais da RPC desta quarta-feira (2). Saiba os…

22 minutos ago

Emprego: 111 vagas em Petrolina nesta quarta-feira (02)

As vagas são disponibilizadas diariamente pela Agência do Trabalho de Pernambuco. Carteira de trabalho emprego…

22 minutos ago

Agricultor viraliza ao comer em bacia gigante e ganha mais de 100 mil seguidores; vídeo

Geová Cordeiro, de 49 anos, é mais conhecido como 'Pidinha' e mora na cidade de…

22 minutos ago

Militares de Mianmar disparam 'tiros de emergência' contra funcionários da Cruz Vermelha da China

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, a equipe de resgate está segura. O…

22 minutos ago

PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro por atos golpistas – Agência Brasil

PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro por atos golpistas  Agência Brasil

56 minutos ago