Categories: Brasil

FAB vai apurar acidente de avião que ultrapassou pista e foi parar em gramado de aeroporto em SC


Aeroporto ficou fechado por 14 horas até retirada da aeronave. Latam, Gol e Azul tiveram 25 voos cancelados desde o incidente até a próxima quinta-feira. Vídeo de passageiro mostra pouso além da pista de avião em Chapecó, SC
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai investigar as circunstâncias que motivaram o avião da Latam a ultrapassar a pista de pouso e parar em um canteiro no Aeroporto de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada na segunda-feira (31) e deixou o local fechado por 14 horas.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília (DF), foi acionada para acompanhar o caso. Conforme o órgão, o objetivo da investigação é contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos.
Inicialmente, a FAB coleta informações e faz uma verificação inicial dos danos causados à aeronave. Os dados serão incluídos em um levantamento sobre o incidente. Não há prazo sobre quando será a conclusão da análise.
Avião que pousou e foi parar no canteiro de aeroporto de Chapecó, maior cidade do Oeste de SC
Francieli de Moraes
O que aconteceu?
O avião da Latam saiu de Guarulhos (SP) e chegava em Chapecó quando ocorreu o incidente, às 19h37 de segunda. Todos os 107 passageiros e cinco tripulantes desembarcaram com segurança e sem ferimentos.
Em um vídeo que mostra a aterrissagem, é possível ver os passageiros se preparando para o impacto. Após o pouso eles comemoram.
Aeroporto de SC reabre após avião que ultrapassou pista e parou no gramado ser rebocado
Impactos
Vinte e cinco voos da Latam, Gol e Azul foram cancelados por conta da ocorrência entre segunda e quinta-feira (3). Em nota, o Voe Xap, concessionária do local, afirmou que os passageiros com voos agendados estão sendo orientados a entrarem em contato diretamente com a companhias aéreas para mais detalhes sobre as viagens alteradas.
Relatos
Passageiros que estavam no voo conversaram com a NSC TV sobre o incidente. A professora Karla Cardoso acompanhava o marido no avião e relatou que o tempo estava instável no momento da operação: “Estava muita chuva. Foi horrível”, resumiu.
Avião saiu da pista após pousar sob forte chuva
VÍDEO flagrou pouso e avião parando no gramado
O que disse o aeroporto
A Voe Xap, concessionária do Aeroporto de Chapecó, informa que, em atenção ao incidente registrado na noite da última segunda-feira (31), atuou integralmente em conjunto com a Latam e concluiu a remoção da aeronave às 9h desta terça-feira (1º).
Com a operação finalizada, o aeroporto já retomou as operações normalmente. As causas do incidente serão investigadas pelos órgãos competentes.
Orientamos os passageiros com voos agendados a entrarem em contato diretamente com suas companhias aéreas para mais detalhes sobre suas viagens.
O que disserm as companhias aéreas
O que disse a Gol
“A GOL informa que, por conta do fechamento da pista do Aeroporto de Chapecó (XAP) para pousos e decolagens, 15 voos precisaram ser cancelados até o dia 3 de abril.. A Companhia está à disposição de todos os Clientes impactados para tirar dúvidas e informações por meio da Central de Relacionamento (0300 115 2121)”.
O que disse a Azul
A Azul informa que, em razão do fechamento temporário do Aeroporto de Chapecó (SC), precisou cancelar cinco voos previstos para esta terça-feira, dia 01: AD4363 (Viracopos-Chapecó), AD4274 (Chapecó-Viracopos), AD4349 (Florianópolis-Chapecó), AD4348 (Chapecó-Florianópolis) e AD4387 (Viracopos-Chapecó).
Os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil, incluindo a reacomodação em dois voos extras programados pela Companhia para hoje, saindo de Viracopos com destino ao Aeroporto de Passo Fundo (RS).
O que disse a Latam
A LATAM Airlines Brasil informa que concluiu a remoção da sua aeronave em Chapecó (SC). Na segunda-feira (31/03), o avião do voo LA3276 (Guarulhos-Chapecó) ultrapassou o limite da pista do aeroporto catarinense durante o pouso. Não houve feridos. Como consequência do ocorrido, a LATAM precisou cancelar os seguintes voos:
LA3277 (Chapecó-Guarulhos) de 31/03
LA3278 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04
LA3279 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04
LA3822 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04
LA3823 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04
A LATAM Airlines Brasil está comunicando e oferecendo toda a assistência necessária aos clientes impactados, que serão reacomodados em outros voos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Recent Posts

Atenção! Chuva excepcional, superior a 200 mm, está prevista para as próximas horas – Canal Rural

Atenção! Chuva excepcional, superior a 200 mm, está prevista para as próximas horas  Canal Rural

29 minutos ago

Brasil e Alemanha se unem para garantir protagonismo das cidades brasileiras na luta contra a crise climática – Agência Gov

Brasil e Alemanha se unem para garantir protagonismo das cidades brasileiras na luta contra a…

29 minutos ago

Vice-presidente da Fiesp será 'campeão' climático da COP, em aceno ao setor industrial – Folha de S.Paulo

Vice-presidente da Fiesp será 'campeão' climático da COP, em aceno ao setor industrial  Folha de S.Paulo

29 minutos ago

Páscoa 2025: feriado prolongado com espiritualidade, natureza, gastronomia e previsão do tempo no Sudeste – Clima ao vivo

Páscoa 2025: feriado prolongado com espiritualidade, natureza, gastronomia e previsão do tempo no Sudeste  Clima ao…

29 minutos ago

Dan Ioschpe será o Campeão de Alto Nível da COP30 — Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – www.gov.br

Dan Ioschpe será o Campeão de Alto Nível da COP30 — Ministério do Meio Ambiente…

29 minutos ago

Termo de Referência revela detalhes do concurso Sefaz GO – Estratégia Concursos

Termo de Referência revela detalhes do concurso Sefaz GO  Estratégia ConcursosLeia mais

4 horas ago