O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, nesta sexta-feira (4). Na ocasião, o presidente visitará a Aldeia Piaraçu, para se encontrar com o Cacique Raoni Metuktire, uma das mais reconhecidas lideranças indígenas do Brasil no exterior, bem como outros chefes locais.
O convite para a visita ao território foi feito no mês passado, quando o presidente recebeu lideranças da região no Palácio da Alvorada. Entre os pontos que devem ser abordados durante a viagem de Lula ao Xingu, estão segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas. Lula retornou no último domingo (30) de uma viagem de uma semana para o Japão e o Vietnã.
O Parque Nacional Indígena do Xingu ocupa uma área de mais de 2,6 milhões de hectares, em uma zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, onde vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias e territórios: Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja.
Outrora uma savana cheia de vida e corpos d'água cintilantes, o Saara já abrigou grupos…
O governo da Hungria decidiu se retirar do Tribunal Penal Internacional (TPI), informou o chefe…
Um grupo de mercenários de Portugal foi eliminado durante ataque repentino ao povoado de Andreevka…
O Exército russo libertou os povoados de Lobkovoe, na região de Zaporozhie, e Veseloe, na…
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, não vai comparecer a uma reunião de…
Rússia-Ucrânia 2022-2025: igrejas no conflito. Artigo de Lorenzo Prezzi Instituto Humanitas Unisinos - IHU