Categories: Brasil

MPF pede mudança de nomes de ruas em homenagem a agentes da ditadura



O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a autoridades civis e militares de Manaus e do Amazonas que mudem os nomes de prédios, ruas, avenidas e qualquer tipo de via pública que façam referência a colaboradores da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

A recomendação foi enviada ao governo estadual e ao Comando Militar da Amazônia, bem como à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), prefeitura de Manaus e Câmara Municipal.

Notícias relacionadas:

O documento do MPF afirma que “configura prática incompatível com a institucionalidade de um Estado Democrático de Direito, fundado no pluralismo político, a perpetuação da memória pública (concretizada na identidade dos bens comuns) de colaboradores de regimes que restringiram liberdades civis e políticas”.

No ofício, o MPF recomenda que os órgãos apresentem, no prazo de 90 dias, um estudo técnico com o levantamento de todos os prédios, vias e locais que contenham referências, elogios ou homenagens a colaboradores da ditadura. A mudança de nome deve ocorrer em 120 dias.

Em relação ao Comando Militar da Amazônia, o MPF recomenda que o órgão se abstenha de divulgar em seus meios oficiais qualquer publicação em comemoração à ditadura e ao golpe civil-militar de 1964.

O procurador Igor Jordão Alves, que assina a recomendação, frisou que as Forças Armadas promoveram diversos atos para celebrar o golpe, entre os anos de 2019 e 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, um entusiasta do regime militar. Para o MPF, tais comemorações são incompatíveis com o Estado Democrático de Direito.

Ele requereu ainda que o Comando Militar da Amazônia encaminhe, no prazo de 180 dias, todos os arquivos que contenham referências a pessoas mortas, desaparecidas ou torturadas no Amazonas durante a ditadura.

A recomendação não é de cumprimento obrigatório, mas o procurador frisa que, se as autoridades competentes não tomarem as atitudes necessárias, elas podem ser processadas tanto na esfera civil, administrativa e criminal.

Recent Posts

Feminino: Vasco enfrenta o Fluminense pelo Carioca neste domingo às 10h no Nivaldo Pereira

Vasco Feminino @vasco_feminino 🗓️ Próximo compromissao das #MeninasDaColina, pelo Campeonato Carioca Feminino! 💢 #VascoDaGama Fonte:…

2 horas ago

Futevôlei: Vasco enfrenta o Atlético-MG pela 6ª rodada da Liga Nacional no dia 24/10

ligafutevoleioficial 🚨 SAÍRAM OS CONFRONTOS! 🚨 A próxima rodada da Liga Nacional de Futevôlei tá…

2 horas ago

Confira os jogos do Vasco na história em 17 de outubro

Confira os jogos do Vasco na história em 17 de outubro: Jogos Vitórias Empates Derrotas…

2 horas ago

Clayton brilha e vira um dos artilheiros do Campeonato Português; atacante lamenta falta de oportunidades no Vasco

Clayton lamenta falta de sequência no Vasco: "Cinco, dez minutos você não consegue ajudar" A…

2 horas ago

Veja charge da vitória do Vasco sobre o Fortaleza

Vasco da Gama @VascodaGama Rayan e David fizeram os gols da vitória do Vasco diante…

2 horas ago

Mineração de criptomoedas afeta rotina de moradores | #DomingoEspetacular #Shorts – R7

Mineração de criptomoedas afeta rotina de moradores | #DomingoEspetacular #Shorts  R7Leia mais

7 horas ago