Categories: Brasil

Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países

Em muitos países o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. A data é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos. 

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Na Itália e na França, a data é chamada de Peixe de Abril (Pesce d’Aprile, em italiano, e Poisson d’Avril, em francês). Uma das brincadeiras feitas pelas crianças e adolescentes é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos. 

A tradição de 1º de abril nasceu na Europa no século XVI. Em 1582, diante do novo calendário cristão determinado pelo papa Gregório XIII, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de ano novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1° de abril. Assim, o dia ficou marcado como um “ano novo de mentira”, fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data.

Há também relatos históricos que relacionam a data ao festival de Hilária – uma festa romana no período anterior ao nascimento de Cristo – que celebrava o equinócio de março em honra à deusa Cibele, a “Mãe dos Deuses”, uma divindade que reunia aspectos das deusas gregas Gaia, Reia e Deméter.

No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril.

Histórias de mentiras

Além das brincadeiras entre amigos, algumas empresas e até veículos de comunicação já aderiram à tradição de fazer pegadinha com os consumidores. 

Em 1980, a emissora pública britânica BBC noticiou que o governo do Reino Unido trocaria o mecanismo de ponteiros do famoso relógio Big Ben por um mostrador digital. A brincadeira também dizia que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia os antigos ponteiros do grande relógio como lembrança.

Nos Estados Unidos, em 1992, a National Public Radio (NPR), também uma emissora pública de comunicação, veiculou entrevista do comediante Rich Little em que ele se passava pelo ex-presidente Richard Nixon. O personagem afirmava que se candidataria novamente à Presidência naquele ano. Nixon havia renunciado durante processo de impeachment em 1974 pelo envolvimento no escândalo de Watergate, o que gerou revolta nos ouvintes. 

Recent Posts

Conheça as diferenças entre as principais criptomoedas – Bora Investir

Conheça as diferenças entre as principais criptomoedas  Bora Investir

55 minutos ago

Binance anuncia 12 criptomoedas em segundo lote de votação de novas listagens – Cointelegraph

Binance anuncia 12 criptomoedas em segundo lote de votação de novas listagens  Cointelegraph

55 minutos ago

Ripple integra stablecoin à sua plataforma de pagamentos – Valor Econômico

Ripple integra stablecoin à sua plataforma de pagamentos  Valor Econômico

55 minutos ago

Hackers da Coreia do Norte estão se espalhando pelo mundo, diz Google – Livecoins

Hackers da Coreia do Norte estão se espalhando pelo mundo, diz Google  Livecoins

55 minutos ago

Órgãos comerciais do Reino Unido pedem ao governo que torne as criptomoedas uma 'prioridade estratégica' – TradingView

Órgãos comerciais do Reino Unido pedem ao governo que torne as criptomoedas uma 'prioridade estratégica'  TradingView

55 minutos ago

Homem salta de ponte para fugir de ataque criminoso e é levado pela correnteza de rio no Acre

Testemunhas viram homem sendo atingido por tiros e saltando da Ponte Metálica Juscelino Kubitschek, na…

1 hora ago