Categories: Brasil

Instituto oferece bolsa de R$ 900 para medalhistas da OBMEP



Voltado a impulsionar a ciência no Brasil, o Instituto D’OR Ciência Pioneira (IDOR) vai oferecer bolsa de R$ 900 mensais a dez estudantes aprovados em universidades públicas. O auxílio será pago até o fim da graduação, para cobrir despesas com acomodação, alimentação e deslocamento.

O grupo se soma a outros dez bolsistas. Todos com um ponto em comum: foram medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e ingressaram em cursos de graduação das áreas da saúde e biológicas, como medicina, bioquímica e enfermagem.

O projeto é uma parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que promove a OBMEP.

Notícias relacionadas:

“A intenção da bolsa é possibilitar que o jovem tenha mais tranquilidade e tempo para dedicar aos estudos e a outros projetos focados na sua carreira acadêmica e profissional, como a iniciação científica e a pesquisa”, afirma a diretora executiva de filantropia do IDOR Ciência Pioneira, Roberta Marques.

O diretor adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Jorge Vitório Pereira, disse que “a OBMEP sempre teve o compromisso de abrir portas para jovens talentos, aproximando-os da universidade e ampliando seus horizontes em todas as áreas do conhecimento” e que a parceria com o IDOR Ciência Pioneira fortalece as oportunidades para carreiras médicas.

Dos alunos que irão receber a bolsa, nove são de medicina e um de enfermagem. Sete são do Nordeste (Piauí, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco), um do Sul (Paraná), um do Centro-Oeste (Goiás) e um do Sudeste (Espírito Santo). 

Medalhista da OBMEP cinco vezes (bronze, prata e ouro) e cursando o segundo ano de medicina na Universidade Federal de Goiás, o maranhense Luis Patrício Barros, 19 anos, descobriu a iniciativa pelas redes sociais. O auxílio tem o ajudado a custear a moradia e o deslocamento.

“Meus pais trabalham na roça, e muito do que a gente plantava era para nossa alimentação. Passei a ter esses gastos com aluguel, alimentação e congressos. Também usei o dinheiro da bolsa para materiais e me auxiliar nos estudos.”

Ele conta como tem usado os ensinamentos da matemática na medicina. “Antes, se via uma questão difícil de matemática, ficava pensando até que, dois dias depois, resolvia. Hoje, quando vejo uma aula difícil, lembro disso e sei que, se estudar, vou conseguir.”

Para receber a bolsa, o aluno precisa ter sido aprovado em universidade pública, medalhista da OBMEP e ter renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo. O apoio é renovado anualmente e vinculado ao desempenho na graduação.

Recent Posts

TV francesa exibiu reportagem sobre Payet no Vasco; veja depoimentos de Coutinho, Alex Teixeira e Roberta, filha de Dinamite

Mídia Vascaína @midiavascaina 🇫🇷💢 Vasco na França. O canal +, da TV Francesa, fez uma…

1 hora ago

Sub-17: Vasco está fechando a contratação do atacante Alex Bruno, do Avaí

Pedro Felipe @opfmorais O Vasco está finalizando a contratação do atacante Alex Bruno, do Avaí,…

2 horas ago

Vasco enfrenta o Sport neste domingo às 20h30 na Ilha do Retiro só com Amazon Prime Video

SPORT X VASCO 31/08/2025 - 20:30 - Ilha do Retiro ingressos transmissão prováveis escalações retrospecto…

2 horas ago

Veja a arte de divulgação de Sport x Vasco

Vasco da Gama @VascodaGama 💢 DOMINGO DE VASCO DA GAMA E NADA MAIS! 💢 #DiaDeVasco…

2 horas ago

VascoTV mostra a viagem do elenco do Vasco para Recife; veja vídeo

VIAGEM RECIFE | VASCOTV Fonte: Youtube oficial do Vasco 

2 horas ago

América-MG informa sobre a venda de Figueiredo pelo Vasco ao Alverca

América FC @AmericaFC1912 O América informa que atacante Lucas Figueiredo dos Santos está de saída…

2 horas ago