Advertise here
EsportesFutebolVascoVasco

Basquete: Marquinhos fez, contra o Bauru, seu último jogo de temporada regular pelo NBB

Marquinhos completou a primeira parte de sua última temporada no NBB CAIXA 2024/25 e, agora, a contagem é incerta e menor, já que depende de quão longe o R10 Score Vasco avançar nos playoffs. No fechamento desse estágio, um presente de enfrentar outra lenda, Alex Garcia, no local onde Marquinhos teve suas primeiras oportunidades como atleta profissional. O lado ruim para o ala do Cruzmaltino é que o Panela de Pressão não vai deixar uma última boa memória, na derrota do time para o Bauru Basket por 75 a 69 nessa quinta-feira (17/04).

O ano era 2002, o local era a Cidade Sem Limites, o ginásio era o antigo Panela de Pressão e o time era Tilibra/Copimax/Bauru. Outros tempos de um basquete que parece longínquo. Mas lá estava o jovem Marcus Vinícius Vieira de Sousa, com seus 17 anos. 23 anos depois, continua a Cidade Sem Limites, mas muita coisa mudou. O ginásio foi reformado e mantém o nome icônico, o time teve uma reformulação no projeto e se chama Bauru Basket e o jogador ficou conhecido como Marquinhos, com 40 anos, prestes a se aposentar, pelo R10 Score Vasco da Gama.

O elo desses dois momentos é justamente que foi no Bauru Basket e no Panela de Pressão que Marquinhos se tornou jogador profissional após um ano na base do Corinthians. “Bauru me remete há mais de 20 anos atrás, estava junto com o último título deles da CBB, naquele timaço do Tilibra, lá em 2002, se não me engano. Então, voltar à cidade que deu a primeira oportunidade no time adulto para mim é significante demais, no mesmo ginásio, anos depois, um jogador maduro, me aposentando. Essa é a lembrança mais forte que tenho daqui. Chegar aqui sempre é legal, a torcida comparece, faz barulho, faz a pressão danada e vamos encontrar essa pressão. Espero que seja para o lado bom, que consigamos fazer um bom jogo e sair com a vitória”, comentou Marquinhos antes do confronto.

Dia de simples mortal

Mas, naquilo que pode ser a última batalha entre Marquinhos e Alex, pouco se viu do brilho da carreira da lenda Cruzmaltina. Marquinhos e os demais atletas do R10 Score Vasco da Gama estiveram abaixo, principalmente, com um primeiro quarto de precisão baixa, aproveitamento de 21,6%. O ala arriscou uma bola de três e uma de dois, mas nada feito. Alex acertou suas duas tentativas de fora do perímetro, além de um rebote e duas assistências. O 28 a 11 para o Bauru Basket tornou a colina muito íngreme para a escalada no restante da partida.

Marquinhos converteu seus dois primeiros pontos em oito tentados no quarto seguinte, além de seu primeiro rebote e a primeira assistência. E no duelo particular contra o ala do Dragão, que deixou mais três pontos, dois rebotes e uma assistência, ainda permanecia atrás. Em muitas situações durante a partida se via um marcando ou partindo para cima do outro na parte ofensiva. Alex permanecia em quadra por mais tempo no segundo e terceiro quartos, enquanto Marquinhos tinha seu físico poupado por alguns minutos de cada quarto.

Mais dois pontos, dois rebotes, uma assistência, três bolas roubadas e um toco. Marquinhos melhorou em termos de entrega de outros fundamentos, mas a pontaria fechou a conta ainda no terceiro quarto. Alex, por sua vez, três pontos, um rebote, uma assistência e uma bola roubada, discretamente se encaminhado para um duplo-duplo. Enquanto o coletivo do R10 Score Vasco da Gama encurtava a distância.

O último quarto de Marquinhos no Panela de Pressão pode ter passado zerado, diferente do que construiu na trajetória de 16 temporadas no NBB CAIXA. Seu time mostrou poder de reação e chegou a diminuir para quatro a diferença antes do desfecho. Alex deixou mais três pontos na sua conta e seis rebotes, para fechar com 15 pontos e dez rebotes, todos defensivos.

Desse modo, Marquinhos volta para o Rio de Janeiro, sabendo que será oitavo ou nono e que o Farma Conde/São José Basketball será seu último adversário em uma oitava de final de NBB CAIXA, resta saber se começará em casa ou fora e esperando que, para o Panela de Pressão, seja um ‘até breve’.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Fonte: LNB 

Advertise here