Habemus, Fernando Diniz! Vasco se acerta com técnico até 2026
Fernando Diniz está oficialmente de volta a São Januário. O técnico, que comandou o Vasco há quatro anos, assinou nesta sexta-feira com o clube para ser o treinador em 2025. Na Série B de 2021, o time teve uma boa arrancada com o treinador, mas depois tropeçou o e não conquistou o acesso para a primeira divisão.
Conhecido por seu estilo de jogo único, Diniz teve um impacto imediato no Vasco, na ocaisão. Não demorou para que o time, que estava no meio da tabela da Série B, proporcionasse alguns momentos de “Dinizismo” puro. O ge relembra alguns lances.
Estreia com dedo do técnico
Diniz estreou como técnico do Vasco contra o CRB, em Alagoas, e a vitória na primeira partida escapou nos acréscimos do segundo tempo, por causa de um erro de Bruno Gomes, aos 46 da etapa final. Depois de quatro dias de treino com o treinador, foi possível ver algumas características do time, como marcação sob pressão na saída de bola do adversário, a construção ofensiva desde a defesa e congestionamento no meio para dificultar o acesso à defesa.
Confira os conceitos de jogo de Fernando Diniz executados pelo Vasco no jogo contra o CRB
Segundo jogo contra o Cruzeiro
A partida seguinte, contra o Cruzeiro, seguiu o mesmo roteiro. O Vasco foi superior no jogo, criou mais, mas sofreu o empate novamente nos acréscimos do segundo tempo. No entanto, o gol vascaíno foi em uma jogada com boa saída de jogo no estilo do técnico.
Aos 44 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Nenê do Vasco contra o Cruzeiro
Participação de nove jogadores
O primeiro gol do Vasco contra o Confiança teve 13 passes e participação de nove jogadores até Cano girar sobre o zagueiro e marcar (veja no vídeo abaixo). Todo time participou da criação da jogada, com exceção de Vanderlei e Leandro Castan. O lance começa com uma roubada de bola de Gabriel Pec no campo de defesa.
Veja toda a jogada do Vasco que terminou com gol de Cano contra o Confiança
Participação de dez jogadores e gol de Pec
Dez jogadores, 24 passes e gol de Gabriel Pec. A jogada do segundo gol do Vasco contra o Goiás, na vitória por 2 a 0 na Série B, em São Januário, teve a participação de quase todos. O lance começou com o goleiro Vanderlei e terminou com gol de Pec, que marcou. Somente Morato não tocou na bola durante toda a jogada.
Aos 4 min do 2º tempo – gol de cabeça de Gabriel Pec do Vasco contra o Goiás
Contra o Goiás, o Vasco proporcionou mais algumas saídas de jogo no estilo de Diniz. Três deram certo e geraram chances de gols. Veja abaixo o vídeo (com o gol do Cruzeiro citado acima).
Dinizismo voltou: veja lances à moda Fernando Diniz do Vasco em 2021
Diniz assumiu o time na 24ª rodada da Série B. Ele teve um bom início, ficou invicto por cinco jogos, mas depois viu o time desandar. O Vasco perdeu quatro jogos seguidos e ficou sem chances de acesso, a três rodadas do fim da competição.
Ao todo, foram 12 partidas no comando técnico do clube. O Vasco venceu quatro jogos, empatou três e perdeu cinco partidas. O treinador saiu com um “sentimento de dívida” de São Januário, por entender que o início do trabalho foi promissor, mas as coisas desandaram depois de um empate contra o Naútico, quando o time abriu 2 a 0 contra os pernambucanos e sofreu o empate.
— Eu não sei precisar por que as coisas não aconteceram. Concordo que foi a partir do jogo com o Náutico. A gente teve a nossa maior chance porque foi onde a gente teve uma conjunção muito favorável daquilo que se fazia no campo e no extracampo aqui no clube. E com o torcedor. Quando a gente tem esse momento, tem que saber aproveitar — disse o técnico.
— Foi o momento em que a gente ou ia para o acesso ou poderia acontecer o que aconteceu. Infelizmente a gente não soube aproveitar esse momento que construiu com o trabalho de todo mundo. E aí a gente não concluiu esse processo com o acesso sonhado.
Depois do empate contra o Náutico, o Vasco perdeu para o CSA em casa, para o Guarani fora — em jogo marcado por pênalti perdido por Cano —, e sofreu 4 a 0 Botafogo e 3 a 0 para o Vitória em São Januário.
Fonte: ge