Thiago Mendes recebeu ligações de Fernando Diniz e de Léo Jardim antes do acerto com o Vasco
Algumas negociações normalmente são arrastadas e precisam de muitos elementos para o convencimento de um jogador a assinar com um clube. Não foi o caso das conversas entre Vasco e Thiago Mendes. Em menos de duas semanas, as partes chegaram a um denominador comum e acertaram o acordo. O volante chega ao Rio nesta terça-feira para assinar por dois anos e meio com o clube carioca.
As negociações tiveram muitos elementos que influenciaram o desfecho positivo. Alguns já foram revelados pelo ge, como o papel de Admar Lopes, que conhecia o jogador desde o Lille, da França, e que tem uma boa relação com o empresário Paulo Pitombeira, que agencia a carreira do jogador. No entanto, as participações de Diniz e do goleiro Léo Jardim também foram determinantes.
Fernando Diniz também telefonou para o jogador e teve uma conversa sobre a sua linha de trabalho – o técnico gosta de jogadores “solidários, corajosos e que joguem de maneira feliz”.
Diniz perguntou como estava o volante e os objetivos profissionais na vinda para o Vasco. Ele mostrou os planos que tem com Thiago Mendes para a sequência da temporada e entende que o atleta pode atuar como primeiro ou segundo volante. A direção acredita que o volante tem qualidade para ser titular da equipe.
Léo Jardim, como futuro companheiro de clube, também fez sua parte. O goleiro, ex-Lille, atuou contra Thiago Mendes, quando o volante estava no Lyon, da França. Ele também é agenciado pelo mesmo estafe do volante. O goleiro, que deve renovar com o Vasco neste mês, deu boas referências sobre o clube carioca, sobre a melhoria nas estruturas do CT Moacyr Barbosa, do bom clima do grupo entre os jogadores e a relação com direção.
Jardim e Thiago Mendes foram adversários em dois jogos. Em 2020, o Lyon de Thiago Mendes eliminou o Lille de Léo Jardim na semifinal da Copa da França. O volante converteu o pênalti contra o goleiro do Vasco com categoria. Em 2022, o goleiro levou a melhor em uma vitória por 1 a 0 do Lille no Campeonato Francês.
Thiago Mendes está jogando fora do Brasil há oito temporadas. O jogador atuou pelo São Paulo entre 2015 e 2017, com 147 partidas disputadas e 12 gols marcados. No começo do ano, o Tricolor tentou a contratação. Santos e Atlético-MG também fizeram contato.
O volante atuou por duas temporadas no Lille, com 72 partidas, quatro gols e nove assistências. No Lyon, jogou por quatro temporadas, com 143 jogos, dois gols e 12 assistências. Há duas temporadas está no Al Rayyan, com 31 partidas, um gol e uma assistência.
Fonte: ge