Confira as melhores e piores campanhas do 1º turno do Brasileiro nos pontos corridos
O primeiro turno do Brasileirão se encerra nesta segunda-feira com o duelo entre Juventude e Corinthians. Porém, os números do líder e do lanterna não irão se alterar neste momento. Com um jogo a menos (veja a lista de jogos atrasados no fim da matéria), o Flamengo fechou a primeira metade do Campeonato Brasileiro com 40 pontos.
Caso vença o jogo atrasado contra o Sport da 12ª rodada, o Rubro-Negro pode superar os números de 2019 – quando foi campeão com a melhor campanha dos pontos corridos. No entanto, o melhor desempenho de um primeiro turno não é do Flamengo de 2019.
Este feito é do Botafogo de 2023. Com incríveis 47 pontos e 15 vitórias em 19 jogos, o Glorioso ultrapassou o Corinthians de 2017 como melhor campanha do primeiro turno desde 2006. O ímpeto do Botafogo, porém, não se manteve no segundo turno e o time carioca acabou em 5º lugar naquela edição.
Veja os melhores desempenhos de um líder de 1º turno do Brasileirão desde 2006:
Piores campanhas
No outro lado da tabela, o Sport tem até aqui a segunda pior campanha da história dos pontos corridos no atual formato, iniciado em 2006. Na última rodada, o Leão conseguiu sua primeira vitória no torneio ao superar o Grêmio por 1 a 0, fora de casa. Apesar da vitória, o time pernambucano tem apenas nove pontos e está nove pontos atrás do Vitória – primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O Sport tem dois jogos atrasados para melhorar o desempenho e tentar deixar as piores campanhas de primeiro turno dos pontos corridos para trás. O recorde negativo pertence à Chapecoense, que finalizou as primeiras 19 rodadas de 2021 com apenas sete pontos e com 12 derrotas e nenhuma vitória.
Veja os piores desempenhos de um lanterna de 1º turno do Brasileirão desde 2006:
Vale destacar que o panorama ainda pode mudar graças aos jogos adiados do primeiro turno do Brasileirão 2025. São 12 partidas sem definição até aqui.
Veja a lista de jogos atrasados a serem disputados do 1º turno do Brasileirão:
- Fluminense x Ceará (12ª rodada) – sem data definida
- Botafogo x Mirassol (12ª rodada) – sem data definida
- Palmeiras x Juventude (12ª rodada) – sem data definida
- Sport x Flamengo (12ª rodada) – sem data definida
- Santos x Palmeiras (13ª rodada) – sem data definida
- Mirassol x Fluminense (13ª rodada) – sem data definida
- Juventude x Vasco (14ª rodada) – 20/08 às 19h
- Atlético-MG x Sport (14ª rodada) – sem data definida
- Bahia x Internacional (14ª rodada) – sem data definida
- Vasco x Bahia (16ª rodada) – sem data definida
- Atlético-MG x Fortaleza (16ª rodada) – sem data definida
- Grêmio x Botafogo (16ª rodada) – sem data definida
Fonte: ge