Torcida do Sport invade campo após gol do Vasco
Um gol, uma provocação e uma confusão generalizada como desde então não se viu igual na Ilha do Retiro. Quase três anos após aquele dia 16 de outubro de 2022, Sport e Vasco voltarão a se encontrar no mesmo estádio que foi o palco de cenas de caos. O ge relembra a confusão.
O contexto da partida
Sport e Vasco disputavam a Série B do Campeonato Brasileiro. Chegaram à 35ª rodada colados na classificação. O Cruzmaltino em quarto lugar, com 55 pontos; o Leão, em quinto, com 52. Somente os quatro primeiros conquistam o acesso. O jogo, então, tinha contornos de decisão. E a torcida rubro-negra chegou junto: 19.598 torcedores estiveram na Ilha.
Aos 19 min do 2º tempo – gol de cabeça de Facundo Labandeira do Sport contra o Vasco
O Leão abriu o placar aos 19 minutos do segundo tempo, com o atacante uruguaio Labandeira. A vitória faria a equipe pernambucana se igualar em pontos ao clube carioca.
Aos 42 minutos, veio o lance que mudou a história do jogo: Saulo espalma a bola de Gabriel Pec e, no rebote, Alex Teixeira cai em lance com goleiro do Sport. O vascaínos cobraram o pênalti. E ele veio após análise do VAR.
Aos 42 min do 2º tempo – revisão do VAR de Alex Teixeira do Vasco contra o Sport
Pênalti, gol e provocações à torcida do Sport
Somente aos 48 minutos, Raniel foi para a cobrança da penalidade. E marcou. Na comemoração, o atacante, formado nas divisões de base do Santa Cruz, dirigiu-se à arquibancada da sede, onde historicamente fica a torcida organizada do Sport. E provocou os rubro-negros.
A confusão estava formada.
Vídeo mostra invasão de campo e confusão generalizada na Ilha do Retiro após gol do Vasco
Na sequência, vários torcedores quebraram o portão que separa a arquibancada do campo e iniciaram a confusão com seguranças do clube.
Um dos rubro-negros invasores do gramado da Ilha do Retiro chutou uma bombeira que estava caída, após ela ajudar um companheiro que já havia sido agredido antes.
Torcedor do Sport agride bombeira em confusão na partida contra o Vasco
Alguns jogadores do Sport também partiram na direção de Raniel, mas não chegou a ter um confronto entre atletas.
Além da invasão, muitos objetos foram arremessados dentro de campo. Um policial chegou a retirar uma caixa cheia de pedras, como mostra o vídeo abaixo.
Policial carrega pedra atirada em campo na Ilha do Retiro
Muitos torcedores que não estavam envolvidos na invasão de campo acabaram se machucando e precisaram ser atendidos pelos bombeiros dentro do campo. Veja na foto abaixo.
O jogo ficou paralisado por 56 minutos, até que foi encerrado. O Vasco alegou não ter segurança suficiente para que a partida fosse retomada e foi atendido pelo árbitro Raphael Claus.
Consequências duplamente duras para o Leão
Com o empate, o Sport seguiu sem conseguir entrar no G-4. Abalado, na rodada seguinte perdeu para o Londrina fora de casa e se afastou ainda mais do acesso. Ao final, terminou a competição na sétima posição, com 57 pontos. O Vasco, com 62, subiu como quarto colocado.
Além de não subir, o Leão foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com a perda de oito mandos de campo (portões fechados), além de ser multado em R$ 180 mil. Inicialmente, o STJD ainda deu ao Vasco vitória por 3 a 0 na partida.
No início de 2023, o tribunal reduziu a perda de mandos de campo do Leão – de oito para seis jogos – e converteu metade em ação social. O STJD ainda absolveu o Rubro-negro, “devolvendo” o ponto que o clube havia perdido.
Sport x Vasco termina com invasão de campo e confusão
O que disse Raniel
No dia seguinte à confusão, o então atacante do Vasco afirmou que foi provocado e xingado durante o jogo e, por isso, levou as mãos às orelhas diante dos torcedores rubro-negros ao empatar a partida.
– Sempre que joguei na Ilha recebi muitas provocações. E ontem não foi diferente. Me chamaram de noiado, de drogado e de traficante – disse Raniel, na ocasião.
Os gols de Sport 1 x 1 Vasco, pela 35ª rodada do Brasileirão Série B 2022
Atualmente aos 29 anos, o atleta pernambucano joga pelo BG Pathum United, da Tailândia.
Fonte: ge