Um dos destaques do Vasco na recente sequência invicta do time, o lateral Puma Rodríguez ainda tem futuro indefinido no clube. Nem mesmo um apelo público do técnico Fernando Diniz pela sua permanência fez a situação do uruguaio mudar neste momento.
Com contrato até o fim 2025, Puma Rodríguez já pode assinar um pré-contrato com outro clube. Ainda assim, o lateral-direito, que vem atuando pelo lado esquerdo após a lesão de Lucas Piton, ainda não foi procurado para tratar sobre uma possível renovação de vínculo com o Vasco.
Na última quarta-feira (24), após a vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, que teve gol de Puma, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Fernando Diniz revelou querer a permanência do uruguaio para a próxima temporada.
— Ele é um jogador com quem eu tenho uma relação ótima desde que cheguei, já tentei levar ele para trabalhar comigo. Ele é um jogador que eu gosto, sempre falei isso internamente. E eu quero que ele permaneça. Ele é um jogador que tem qualidades muito importantes. (…) Na minha concepção ele é um jogador para ficar no Vasco, com toda certeza — afirmou Fernando Diniz após a vitória sobre o Bahia.
Apesar do apelo de Fernando Diniz, a situação de Puma Rodríguez não mudou desde quarta-feira. E a tendência, no momento, é de que o lateral-direito uruguaio não siga no Vasco em 2026. A situação só deve mudar caso a sequência do lateral no clube se torne uma “exigência” de Diniz, e não apenas um desejo.
Por que Puma pode deixar o Vasco no fim do ano?
A avaliação do Vasco é de que Puma Rodríguez tem um alto salário para um jogador que é considerado reserva. O uruguaio foi contratado em 2023, quando a SAF vascaína era comandada pela 777 Partners. A atual diretoria do Vasco, comandada por Pedrinho, avalia que o salário de alguns jogadores contratados naquele período estão fora do padrão financeiro atual do clube.
Para seguir no Vasco, Puma Rodríguez teria que aceitar uma redução salarial, o que não deve acontecer. Pelo contrário. O staff do atleta espera uma valorização em uma possível renovação. Além disso, apesar de muitas vezes ficar no banco de reservas, o uruguaio “tem mercado” e os agentes do uruguaio avaliam que não teriam dificuldades para encontrar um novo clube para o uruguaio, caso o Vasco não atenda o que Puma e seu staff exigirem.
No começo de 2025, Puma quase trocou o Vasco pelo Internacional, mas o negócio não ocorreu porque o Colorado tentou um empréstimo, o que não foi aceito pelo Vasco.
Além disso, Puma também avalia que precisa de mais minutos em campo para garantir um lugar na convocação da seleção do Uruguai para a Copa do Mundo de 2026. Ele tem sido constantemente convocado por Marcelo Bielsa, mas também costuma ficar no banco de reservas da seleção.
Vasco avalia dar mais espaço para jovem da base
Ao avaliar a situação de Puma, a diretoria do Vasco também coloca na balança o futuro do jovem lateral-direito Paulinho. Considerado uma promessa da base vascaína, o garoto não tem recebido oportunidades neste momento e quase foi emprestado ao Volta Redonda na última janela de transferências.
O Atlético-MG também tentou a contratação de Paulinho por empréstimo com obrigação de compra caso o jogador atingisse algumas metas, mas a proposta foi recusada pelo Vasco.
No momento, o planejamento do Vasco é dar mais espaço para Paulinho a partir da próxima temporada, como reserva de Paulo Henrique. A situação do lateral de 20 anos só mudaria em caso de uma proposta irrecusável – muito acima do que foi oferecido pelo Atlético-MG na obrigação de compra: cerca de US$ 2 milhões (R$ 11 milhões).
Puma Rodríguez fala sobre renovação com o Vasco
Na mesma quarta-feira em que Fernando Diniz fez um apelo pela permanência de Puma Rodríguez, o lateral-direito também falou sobre a sua situação no clube. No entanto, o uruguaio desconversou sobre a renovação.
— Eu deixo para meus empresários que estão analisando e falando. Eu estou por fora, penso no jogo, na tabela e na Copa do Brasil. Seguir trabalhando e acreditando no time — disse Puma Rodríguez.
Fonte: Trivela
wellington campos @wellingcampos Tabela Série A: Fonte: X do jornalista Wellington Campos/Rádio Tupi
VASCO X CRUZEIRO - 27/09/2025 - CAMPEONATO BRASILEIRO VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta,…
Cruzmaltinas 1923 @crmaltinas1923 3° MAIOR ARTILHEIRA! 💢 Mavi fez seu 30° gol na vitória do…
Na vitória sobre o Bahia, por 3 a 1, o Vasco enfim encerrou um jejum…
Adoção de criptomoedas em mercados emergentes ameaça resiliência financeira global, diz Moody's ExameLeia mais
Painel no ENMC discute diversidade como motor da inovação e da transformação tecnológica ::Conselho Federal de…