Ferj e clubes definem regras para o VAR no Carioca

A Ferj reuniu, em sua sede nesta sexta-feira, representantes dos clubes do Campeonato Carioca 2026 para debater e decidir os parâmetros do VAR para a próxima edição da competição.

Segundo o presidente da entidade, Rubens Lopes, o objetivo do encontro foi padronizar os critérios utilizados e também assegurar que somente erros claros ou incidentes graves sejam apontados pelo árbitro de vídeo.

– Tem determinados jogos que (a sala do VAR) parece botequim. Uma indecisão danada na sala do VAR. Se existe divergência interpretativa tem que valer a do árbitro. É o que penso. Mas não vale o que penso. Essa distorção incomoda não só os clubes, mas aqui também – afirmou Rubens Lopes.

O chefe de arbitragem da Ferj, Jorge Rabelo, apresentou aos dirigentes as diretrizes do VAR para o futebol carioca. Representando os clubes grandes do Rio, estiveram presentes o diretor de futebol do Vasco, Admar Lopes, o coordenador de futebol do Botafogo, Joel Carli, o diretor de Relações Institucionais do Flamengo, Dekko Roisman e o diretor de Relações Institucionais do Fluminense, Marcelo Penha.

Entre as novidades estão:

  • Lances polêmicos de repercussão terão vídeos do VAR divulgados 48 horas após o fim dos jogos;
  • O árbitro vai indicar (com um gesto) que o tempo foi paralisado para análise do VAR;
  • o VAR não poderá debater algum lance quando o árbitro chegar ao vídeo;
  • Está proibida a liberação no telão antes da decisão final do árbitro.

Também foi debatida a possibilidade de implantação do recurso do ‘desafio’, na qual os treinadores das equipes poderão solicitar revisão de determinado lance em contestação à decisão ou omissão do árbitro. A tecnologia ainda passa por testes pela comissão de arbitragem da Fifa.

O recurso foi elogiado por Rubens Lopes, que é favorável à inserção, quando houver a aprovação da entidade máxima do futebol mundial. Já os representantes dos clubes divergiram sobre a aplicação. Entre os aspectos negativos, foi destacado o receio de haver um impacto prejudicial ao dinamismo de jogo. O tema continuará sob estudos da Ferj.

Algumas medidas adotadas em temporadas anteriores serão mantidas. Na reunião foi apontado como caso de sucesso a utilização da linha de impedimento com a largura de 12cm adotada na edição de 2025, e que permitiu que fossem confirmados gols que eram invalidados com a linha padrão.

A próxima edição do Campeonato Carioca inicia no dia 21 de janeiro e terá menos datas no calendário dos clubes. Serão seis rodadas na fase de grupos e mata-mata em quatro outras datas.

A fase inicial será com dois grupos de seis times. Cada clube joga com os seis times do outro grupo, e classificam os quatro melhores de cada um, que seguem para quartas de final e semifinal, com jogos de ida e volta, e final, disputada em jogo único em 15 de março. Os quatro perdedores das quartas de final disputam a Taça Rio.

Fonte: ge 

admin

Recent Posts

Vasco não ficava 3 jogos sem sofrer gols desde 2012, quando tinha Dedé na zaga

A evolução defensiva é um dos pilares da reação do Vasco no Campeonato Brasileiro. Com…

1 hora ago

Futsal: Coordenador do Vasco, Diego Santana é convocado para torneio da Seleção Sub-17 no Senegal

salaozeiro DIEGO É SELEÇÃO! 🇧🇷💢🚀 O Coordenador Geral do Vasco Futsal, Diego Santana, foi CONVOCADO…

1 hora ago

São Paulo divulga boletim médico e lista jogadores que não enfrentarão o Vasco neste domingo

São Paulo FC @SaoPauloFC Boletim Médico: 31/10/2025 Fonte: X oficial do São Paulo 

1 hora ago

Violência e tecnologia impulsionam mercado de segurança eletrônica no Brasil – SBT News

Violência e tecnologia impulsionam mercado de segurança eletrônica no Brasil  SBT NewsLeia mais

2 horas ago

Análise: Governo enfrenta descrédito na segurança pública – CNN Brasil

Análise: Governo enfrenta descrédito na segurança pública  CNN BrasilLeia mais

2 horas ago

Diretor de tecnologia da Navan Inc vende ações no valor de US$ 25 milhões – Investing.com Brasil – Finanças, Câmbio e Investimentos

Diretor de tecnologia da Navan Inc vende ações no valor de US$ 25 milhões  Investing.com Brasil…

2 horas ago