Lucas Piton viveu um primeiro semestre de instabilidade, com algumas críticas sobre a participação defensiva nas partidas. Após a janela de transferências, na qual o Vasco reformulou a sua dupla de zaga titular, o lateral teve uma lesão e viu Puma Rodríguez assumir a titularidade na posição. Agora, recuperado e com boa sequência, Piton não dá brechas para dúvidas. O jogador reassumiu o seu lugar no time e tem se destacado novamente.
Depois de ser um dos destaques da virada contra o Vitória, ao entrar no segundo tempo, Lucas Piton foi titular nas últimas três partidas. O Vasco não sofreu gols em nenhum dos jogos contra Fortaleza, Fluminense e Bragantino.
A melhora no sistema defensivo tem muito a ver com as chegadas de Carlos Cuesta, Robert Renan e Barros, mas o lateral também melhorou na parte defensiva. Mais do que isso: ele ficou mais à vontade para voltar a aparecer bem no ataque, a sua principal característica.
Na última rodada contra o Bragantino, Piton deu um cruzamento para Vegetti marcar o gol que abriu o placar na vitória por 3 a 0. O lateral e o argentino tem um bom entrosamento dentro de campo. Normalmente, o jogo de Piton é potencializado quando tem o atacante argentino na área. No entanto, a assistência não foi computada em alguns bancos de estatísticas, já que a bola desviou na marcação da defesa paulista.
Mas não tem problema. Só em 2025, Lucas Piton já tem 10 assistências e um gol marcado em 48 jogos. No Brasileirão, ele é o lateral com mais passes para gols, ao lado de Paulo Henrique, companheiro de Vasco, com seis assistências.
Piton viu a titularidade na lateral ameaçada nos últimos jogos, quando Puma Rodríguez assumiu a posição, teve boas atuações e foi bem avaliado pela comissão técnica de Diniz. Depois da última Data Fifa, no entanto, o camisa 6 retomou a posição com boas atuações.
Com 149 jogos oficiais pelo clube, Piton é um dos nomes mais regulares do elenco. Ele é o jogador de linha com mais partidas desde sua chegada ao clube, em 2023. No período, apenas Léo Jardim atuou mais vezes, com 161 jogos.
Os números do lateral impressionam desde sua chegada. Ninguém somou mais assistências do que Piton pelo Vasco nas três últimas edições de Brasileirão — foram quatro em 2023, cinco em 2024 e agora seis nesta edição.
Fonte: ge
Tecnologia impulsiona produção de lúpulo no Brasil Agência FAPESPLeia mais
CV planejou drone com câmera térmica para vigiar a polícia G1Leia mais
Semana de Tecnologia do TCDF debate inovação e confiança na era digital Agita BrasíliaLeia mais
50 anos de pesquisa da Epagri: conectando conhecimento, tecnologia e sustentabilidade Blog do PriscoLeia mais
Ferramenta facilita penhora de criptoativos Diário do ComércioLeia mais
O atacante Lucas Ovídio, de 16 anos, assinou no início desta semana o primeiro contrato…