Sem 4 jogadores, Vasco vive Data Fifa com maior número de desfalques no ano
O Vasco terá desfalques importantes para Fernando Diniz nas atividades durante o período sem jogos. Quatro jogadores foram convocados e já viajaram para se apresentar às suas respectivas seleções. Essa é a Data Fifa em que o clube mais estará desfalcado em 2025.
O último a ser confirmado foi Puma Rodríguez, quarto jogador do elenco convocado para os amistosos das seleções em novembro. Ao longo do ano, o lateral era o único que aparecia com frequência nas listas de convocações em Data Fifa, até que Paulo Henrique foi chamado por Ancelotti na janela de outubro. Puma foi selecionado por Bielsa nas listas de junho, setembro, outubro e, agora, novembro.
O uruguaio se apresentou no hotel da seleção uruguaia neste domingo, no México. A equipe comandada por Marcelo Bielsa tem amistosos no México e nos Estados Unidos contra os países locais nos dias 15 e 18.
Paulo Henrique também já está com a seleção brasileira. Assim como Puma, o lateral se apresentou no domingo e chegou ao hotel da delegação, em Londres, cidade onde ocorrerá o amistoso contra o Senegal, no dia 15. Posteriormente, o Brasil viaja para Lille, na França, para o segundo jogo da Data Fifa, contra a Tunísia, três dias depois.
A dupla de laterais, agora, tem a companhia de dois reforços contratados na última janela de transferências entre os selecionáveis por seus respectivos países. Andrés Gómez e Carlos Cuesta se apresentaram à delegação da Colômbia neste domingo em Fort Lauderdale, na Flórida, para o amistoso contra Nova Zelândia, no dia 15. Depois, a equipe viaja para Nova York, local da partida contra a Austrália, marcada para o dia 18.
PH é o único sem nenhuma chance de estar à disposição do próximo jogo do Vasco, marcado para o dia 19, contra o Grêmio, em Porto Alegre. O lateral foi expulso na derrota para o Juventude e está suspenso. Na última Data Fifa, em outubro, o clube promoveu uma logística especial para contar com Puma Rodríguez no jogo contra o Fortaleza, na Arena Castelão.
O lateral, que estava na Malásia para os amistosos com a seleção uruguaia, passou por uma saga de 25 horas de viagem para estar à disposição de Fernando Diniz e chegou à capital cearense apenas na tarde do dia do jogo.
Havia, também, uma ideia inicial para contar com Paulo Henrique naquele jogo contra o Fortaleza, mas o clube mudou os planos, uma vez que o defensor havia atuado os 90 minutos do amistoso do Brasil contra o Japão, em Tóquio, um dia antes do duelo válido pelo Brasileirão. Assim, a diretoria e a comissão técnica optaram por preservar o atleta.
Ainda não há uma definição se haverá alguma logística especial para contar com Cuesta, Gómez e Puma na partida contra o Grêmio. Assim como na última Data Fifa, o clube irá avaliar a questão de minutagem de cada atleta e o tempo de deslocamento para entender o que será viável.
O elenco recebeu dois dias de folga e volta às atividades nesta terça-feira. O time tem a missão de virar a chave para reta final do Campeonato Brasileiro e para as semifinais da Copa do Brasil. Os jogos de ida e volta contra o Fluminense acontecem logo após a 38ª rodada, nos dias 11 e 14 de dezembro. Os dois clássicos pela Copa estão marcados para o Maracanã.
Fonte: ge

Puma Rodríguez, lateral do Vasco, se apresentou para Data Fifa com o Uruguai — Foto: Reprodução
Cuesta, zagueiro do Vasco, em apresentação ao hotel da seleção da Colômbia — Foto: Reprodução