Vascaíno fanático, o capixaba Gabriel Fontes, 11, participou pela primeira vez de uma competição esportiva, nesta quarta-feira, 26. Ele disputou as Paralimpíadas Escolares após encontrar na bocha seu caminho no esporte paralímpico, encerrando a partida com o placar de 4 a 7.
Realizado nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico (CT), o evento foi dividido em duas fases. A primeira ocorreu até a sexta-feira, 21, com disputas nos períodos da manhã e da tarde nas modalidades de atletismo, goalball, futebol de cegos, basquete 3×3 em cadeira de rodas, halterofilismo, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. A segunda e última fase é realizada de 26 a 28 de novembro, com provas de natação, bocha, vôlei sentado, futebol PC, judô, tênis de mesa e badminton.
Gabriel Fontes estampa, em suas redes sociais, a paixão pelo Vasco e o amor ao esporte em si. Costuma narrar jogos, acompanhar as partidas de futebol e sobra tempo para tietar o ex-camisa dez da Seleção Brasileira Neymar Jr., atleta que inspira o jovem. Em referência ao jogador, utiliza uma faixa com os dizeres “100% Jesus”, semelhante à usada por Neymar na Liga dos Campeões de 2015, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e em sua recente reapresentação ao Santos.
“Depois que eu conheci o esporte, né, em si tudo, minha vida fez mais sentido, porque eu esqueço das minhas limitações para poder viver o esporte”, contou o atleta.
Aos quatro anos, em Serra, cidade do Espírito Santo, a família identificou em Gabriel alterações corporais que motivaram investigações médicas. Sem diagnóstico no estado, buscou atendimento em São Paulo, onde, em 2018, foi confirmada a hialinose sistêmica infantil (IHS), condição ultrarrara registrada em poucos casos no mundo. A condição provoca limitações de movimento e alterações dermatológicas, levando Gabriel a realizar cirurgias plásticas periódicas para manejo dos tecidos.
O primeiro contato com o esporte paralímpico ocorreu em 2021, em um dos Centros de Referência que fazem parte do plano estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. A aproximação com a bocha foi imediata, mas, diante da rotina médica intensa, o jovem precisou interromper os treinos. Neste ano, foi convidado a retornar ao projeto.
Com oito meses de preparação, Gabriel treina duas vezes por semana, acompanhado pela mãe, Sara Fontes, que o auxilia nas sessões e nas partidas. Ele é atleta da classe BC3, para atletas com deficiências muito severas e, por isso, pode utilizar calhas e contar com auxílio para posicionamento, respeitando os critérios técnicos da modalidade.
“Eu gosto de jogar bocha. É tipo um tiro ao alvo: você tem que acertar certinho a bola. Eu gostei e decidi arriscar”, explicou Gabriel. “Dos esportes paralímpicos, é o único que mais se enquadra comigo, porque, com o tipo da minha deficiência, eu não conseguia nada e eu queria participar de algum esporte.”
A mãe, Sara Fontes, 27, relembra o processo de inserção do filho na modalidade: “Vamos procurar um esporte em que você consiga se enquadrar”, contou. “Nós achávamos que a bocha era só arremesso, mas envolve estratégia. Foi a oportunidade que faltava, e ele agarrou”, afirmou Sara.
Além de Gabriel, a segunda etapa das Paralimpíadas Escolares reúne 913 atletas. A competição tem como objetivo desempenhar um papel central no desenvolvimento das futuras gerações do paradesporto brasileiro, consolidando-se como o maior encontro mundial para jovens atletas com deficiência. Somadas as duas fases, a edição de 2024 conta com 2.056 participantes das 27 unidades federativas. No ano passado, São Paulo conquistou seu 12º título geral. Já nesta edição, o estado campeão será anunciado na sexta-feira, dia 28, último dia de provas.
Serviço
Paralimpíadas Escolares 2025
Datas: 2ª fase – 26 a 28 de novembro
Horário: a partir das 8h da manhã
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo (estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)
Fonte: CPB
Podcast Cruzmaltino @PodCruzmaltino 🏟️ | REFORMA DE SÃO JANUÁRIO: NOVOS CAMINHOS NA MESA Além do…
A TORCIDA ORGANIZADA FEZ CERTO EM COBRAR OS JOGADORES DO VASCO.................... Fonte: Youtube Mundo Ed…
O SIMPLES É O INDICADO! COPIANDO O QUE DEU CERTO E COM ESPÍRITO, VASCO ESTÁ…
CARLOS GERMANO COMENTA PROTESTO DA TORCIDA NO CT | CORTES COLINA EM FOCO Fonte: Youtube…
Perda de mandatos, por condenação criminal, supõe aprovação no Congresso EstadãoLeia mais
Congresso esquece Bolsonaro, escala crise com Lula e põe em risco agenda do governo Folha de…