Com o fim da Série B, Vasco tem o retorno de atletas emprestados: JP, Lucas Eduardo e Lyncon
O Vasco ainda tem uma reta final decisiva em 2025 tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil, mas já inicia os primeiros passos do planejamento para a próxima temporada. Com o fim da Série B, três jogadores cedidos por empréstimo a outros clubes retornam a São Januário para o próximo ano.
JP e Lucas Eduardo estavam emprestados ao Avaí, enquanto Lyncon foi cedido no segundo semestre para o Volta Redonda. Há também o zagueiro Maicon, que assinou contrato de empréstimo com o Coritiba até o fim de 2025, quando também se encerra o seu vínculo com o Vasco. O experiente defensor já alinhou sua permanência no Couto Pereira para o ano que vem.
Do trio, apenas JP tinha opção de compra atrelada ao contrato de empréstimo. No entanto, o ge apurou que, até o momento, o Avaí não sinalizou uma oferta para permanecer com o meia, e o cenário é praticamente descartado pela diretoria vascaína, principalmente após o time catarinense não conseguir o acesso. O contrato com o Vasco se estende até o fim de 2027.
O jogador de 20 anos foi peça importante na campanha do Avaí e foi quem mais entrou em campo do trio emprestado pelo Vasco, com 28 partidas disputadas, sendo 23 como titular. O meia fez boas atuações e marcou cinco gols na competição. JP será avaliado por Diniz. A direção tem boas referências sobre o jogador.
No Avaí, outro jogador emprestado pelo Vasco foi Lucas Eduardo, mas em contexto bem diferente. No início de 2025, o volante de 21 anos foi cedido ao Cuiabá, mas não foi aproveitado pelo então técnico Guto Ferreira e participou de apenas uma partida. Assim, teve seu retorno antecipado pelo clube, que acertou o empréstimo para o Avaí, em setembro.
Em Santa Catarina, Lucas atuou em seis partidas, sem participações em gols. O contrato com o Vasco é válido até janeiro de 2027.
Por fim, Lyncon foi emprestado ao Volta Redonda, em julho, com 100% do salário pago pelo Vasco. Assim como Lucas Eduardo, o zagueiro não tinha opção de compra prevista no contrato e foi cedido para ganhar minutagem no profissional.
O defensor, porém, não teve oportunidades e só entrou nas duas últimas rodadas da Série B com o Volta Redonda, que acabou rebaixado. Capitão das categorias de base do Vasco, Lyncon sempre foi considerado uma grande promessa no time carioca. Seu contrato é válido até novembro de 2026.
Fonte: ge

JP em Avaí x Volta Redonda pela 31ª rodada da Série B 2025 — Foto: Avaí F.C.
Lucas Eduardo em ação pelo Avaí — Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C